A diabetes, uma doença não tanto conhecida pela sociedade, tem vindo a dizimar vidas humanas de forma preocupante

 Foi olhando para esta preocupação por parte da sociedade, que nasceu em Moçambique, uma associação denominada AMODIA( associação moçambicana dos diabéticos)com as principais atenções viradas para varias actividades, com destaque para o apoio a pessoas que sofrem da doença.

Em Nampula, a associação conta com 163 membros filiados padecendo desta doença envolvendo crianças e adultos de acordo com Maria de Fátima Chauque, delegada provincial da associação nesta parcela do pais.

Chauque tornou publico estes dados,no ultimo domingo na margem das comemorações do dia 14 de novembro, dia mundial da diabetes cujas cerimonias tiveram lugar no pavilhão dos desportos do clube ferroviariode  Nampula.

Chauque fez saber na ocasião que as sua agremiação sem fins lucrativos presta varias actividades como por exemplo a divulgação de mensagem de consciencialização,palestras entre outras de forma a impulsionar a mudança de vida das pessoas com este mal.A fonte explicou ainda que como resultado das actividades realizadas já há registo de mudança de vida por parte de algumas pessoas e faz menção de uma lista de alimentos impróprios para o consumo deste grupo.

Aquela agremiação, que tem pouco mais de 1 ano de vida em Nampula segundo a nossa fonte enfrenta algumas dificuldades de exercício do seu funcionamento com destaque para a falta de instalações próprias ,insuficiência de fundos e fraca aderência de membros mas, com tudo há desafio para dar mais vida a associação.

Entretanto, apos a realização da ginástica aeróbica, o pequeno Junior de aparentemente 14 anos de idade que sofre com a doença a um ano e meio e o senhor Adolfo de mais de 50 anos de idade convivendo com a doença, a mais de 15 anos contam deste a descoberta da doença e o seu dia a dia hoje sobre tudo nos cuidados de alimentação.

Importa destacar que o dia mundial do diabético foi criado pela federação internacional do diabete e pela organização mundial da saúde OMS em 1991.e em novembro de 2007 ás nações unidas celebram a data pela 1ª  vez.

A  data é comemorada mundialmente  em homenagem aos senhores frederick Bent e charle Best.Em Moçambique um dos grupo de pessoas de boa vontade preocupada pela doença juntaram-se e criaram uma associação denominada Amodia (associação moçambicana de diabéticos).

César Rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *