A EDUCAÇÃO ABRE A MENTE HUMANA

A EDUCAÇÃO ABRE A MENTE HUMANA

Osoma onnitthukula muru wa mutthu

Vezes sem conta recebemos apelos do governo para que façamos da escola a nossa casa. Somente a escola nos pode mudar e abrir a mente. Somente a escola nos pode renovar a inteligência. Somente a escola nos abre o horizonte existencial. Por isso, Albert Einstein disse “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.

Quem não estudou, sabe quão duro é viver como ignorante. Quando se fala em português parece querer dizer que as pessoas falam de si. Quando se faz matemática as contas baralham. Quando chega uma oportunidade de trabalho tudo fica impossibilitado. Ou seja, sem estudar as coisas nos viram as costas. Nada se torna fácil. Nada de resolve. As portas se trancam; as oportunidades são raras. Pois, faltam os conhecimentos necessários que nos autorizam falar e agir em público.

Hoje inicia mais um ano escolar a nível nacional. Os desafios prevalecem: formar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres; capazes de cooperar no desenvolvimento do país e de si próprios.

Devemos lutar que os nossos filhos nunca releguem a escola como coisa do passado. Estamos sentados sobre a pedra de ouro cheia de dinheiro. Se não nos escolarizarmos continuaremos explorados e perderemos sempre os nossos recursos de olhos abertos mas sem conseguir fazer nada.

Se quisermos mudar o rumo deste país empenhemo-nos na educação séria. É triste ver pais e educadores que obrigam os professores a forçar uma criança passar de classe. É uma dor enorme. O importante não é a passagem de classe apenas. Mais importante ainda é a formação integral da pessoa para que ela seja dona de si, saiba governar-se e seja capaz de criar seu próprio emprego com os conhecimentos adquiridos na escola.

Não basta matricular as crianças e abandona-las ao seu arbítrio. Precisamos de as controlar, exigir-lhes bom desempenho escolar e garantir um fecundo acompanhamento. Assim, o pai saberá reclamar no fim de cada trimestre se o aluno tiver notas impróprias.

Quem me dera que encontrasse um pai ou educador capaz de dizer: meu filho não pode passar de classe porque não aprendeu nada. Às vezes, repetir uma classe é bom e transformador. Porém, o que mais interessa a muitos é passar somente. Sabendo ler ou não, a criança avança sem precedentes e acaba a formação escolar com a mente vazia. O culpado é sempre aquele pai que corrompia os professores para passagem de seus filhos.

Cada um faça a sua parte. Contribua para um país livre do analfabetismo. Seja você o primeiro professor do seu educando. E mais não disse!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *