A província de Nampula teve uma produção global de 55 mil milhões de meticais, só no primeiro semestre de 2021

Essa cifra representa um crescimento na ordem de 13,9% se comparado com igual período de 2020.

A previsão para o presente ano, é alcançar 85 mil milhões de meticais de acordo com o plano anual do conselho executivo provincial.

A informação foi tornada pública na últimasexta-feira, por Leo Jamal, porta-voz do conselho executivo provincial, no decurso da 14ª sessão ordinária daquele órgão, que de entre vários pontos de agenda, apreciou o desempenho do conselho executivo no cumprimento do plano económico-social 2021.

 De acordo com Leo Jamal, o início tardio de chuvas, associado ao movimento dos deslocados de guerra de cabo delgado e a pandemia da covid 19 constituíram grandes desafios na implementação do plano económico-social.

Mesmo com essas adversidades, em termos de produção global, a província só no primeiro semestre, teve uma produção de cerca de 55 mil milhões de meticais, oque representa aquilo que era a programação de 65% da previsão anual. “Disse Leo Jamal.

Os sectores da agricultura e pescas, são os que mais contribuíram, aliás continuam a contribuir para uma boa produção, seguido de outros.

 Em ternos de avaliação por sectores, aquele porta-voz, disse que ao nível do sector de educação 15 novas escolas sobretudo do ensino primário foram abertas nos distritos de Angoche, Lalaua, Malema, Mecubúri, Memba, Moma, Nacaroa e Nampula.

No sector de saúde, o destaque vai para a distribuição de 181 mil redes mosquiteiras, um crescimento em 100% se comparado com igual período do ano transacto. A iniciativa, tem por objectivo a redução de casos da malaria.

No sector da criança género e acção social, 23.847 crianças, foram assistidas, com particular atenção para menores vivendo nos centros de refugiados.

A 14ª sessão do conselho executivo provincial, debateu 9 pontos de agenda com destaque para avaliação do desempenho do conselho executivo provincial no cumprimento do PES 2021.

Por César Rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *