Aberto o Centro de Aconselhamento do SMS BIZ na Região Norte.

Por: João Baptista

O Secretario de Estado da Juventude e Emprego, exorta os adolescentes e jovens a optarem pelas boas condições de vida em saúde Sexual e Reprodutiva,  melhoria de qualidade de vida, e reduzir a desigualdade social entre os Moçambicanos.

Aquele dirigente falava durante as cerimonias centrais da celebração do dia da Juventude Africana que teve lugar na Cidade de Nampula, no último domingo 01 de Novembro, que culminou com a inauguração do Centro de Aconselhamento do SMS BIZ.

Osvaldo Petersburgo, disse que para a celebração do dia da juventude Africana invocou-se a carta Africana na cimeira da união Africana que foi ratificada pelo parlamento Africano em 2018 para garantir os direitos e deveres dos Jovens.

Para garantir que os jovens tenham direito a informação, viu-se a necessidade de se criar em Nampula um centro de aconselhamento SMS BIZ que terá a missão de disponibilizar informações de aconselhamento sobre saúde sexual reprodutiva.

Aquele dirigemte louvou o trabalho dos jovens que lutam  contra o terrorismo em Cabo Delgado e confrontos militares na Zona Centro do Pais.

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues, disse na ocasião que esta data é muito importante pelo facto de culminar com a inauguração do centro de Aconselhamento, que irá mudar a vida dos adolescentes e jovens.

Por sua vez o Secretário de Estado da província de Nampula Mety Gondola, disse que a juventude tem a responsabilidade de se informar sobre a saúde sexual e reprodutiva, e controle de varias doenças, com destaque para o HIV/SIDA.

Na mesma ocasião, Gondola recordou que brevemente vai arrancar o processo de transferência dos deslocados de guerra da província de Cabo delgado e pede aos jovens a colaborem no apoio dos mesmos.

Maria Luiza representante da UNICEF, disse que a iniciativa de criar centro de Aconselhamento do SMS BIZ, visa capacitar as raparigas e jovens em Nampula, através de uma aceitação e acesso de serviços de qualidade e da promoção dos direitos de saúde sexual e reprodutiva.

O dia da juventude Africana, celebrou-se sob o lema, ʺEngajamento da Juventude para uma Africa melhorʺ.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *