BREVE HISTORIAL DA RÁDIO ENCONTRO

A Rádio Encontro é uma Emissora Católica, pertencente à Arquidiocese de Nampula, que presta um serviço público, mas que aborda assuntos diversificados e sem fins lucrativos. Fundada em três pilares: Evangelização, Formação e Informação, ela rege-se pelos valores de informação com verdade e liberdade, respeito pelas pessoas, promoção dos valores humanos, espirituais, culturais e sociais, educação das consciências visando o bem comum e auto promoção, respeito pela ética e deontologia, informando com moderação e serenidade, recusando o sensacionalismo.

Esta Rádio nasceu em 1995 numa iniciativa da Arquidiocese de Nampula, na altura sob responsabilidade do então Arcebispo Dom Manuel Vieira Pinto. Hoje é presidida por Dom Inácio Saure e conta com um corpo executivo que é coordenado por um Director e Vice-Director. É actualmente a estação de Rádio mais ouvida na cidade de Nampula e seus arredores, ocupando o 9º lugar na lista das rádios mais ouvidas em Moçambique de acordo com o estudo de Campus sobre audiência realizado em 2011.

Na Província de Nampula, a Rádio Encontro cobre os distritos de Nampula, Rapale, Moginqual, Mogovolas, Meconta, Monapo, Mossuril, Muecate, Ribaue, Mecubúri, Nacarôa e Murrupula além da cidade de Nampula na sua íntegra. As emissões também são ouvidas, em parte, nos distritos de Erati, Angoche e Moma. Conta com um raio de 80Km e com uma antena repetidora colocada no distrito de Meconta.
Pelo facto da Rádio Encontro reflectir sobre todos os problemas da sociedade de forma imparcial, no encontro de culturas e agentes de mudanças sociais com base moral cientificamente consistente, dando voz a quem não tem voz e servindo aos pobres e oprimidos, ela goza de total prestígio no seio dos seus ouvintes. Pois, na sua programação ela espelha diversos temas candentes na atualidade no cômputo geral.

Em 2010 a Rádio Encontro implementou com sucesso o programa “Microfone Aberto para todos”. Trata-se de um programa de governação, apresentado em duas línguas: Português e Emakhuwa. Ele visava essencialmente a fiscalização da implementação dos planos económico-sociais dos governos dos distritos de Nacarôa, Muecate, Erate-Namapa e Mecubúri através de debates radiofónicos, em parceria com a organização não governamental, Helvetas Moçambique. A 27 de Agosto de 2013 implementou também um programa denominado “Espaço do cidadão”, em parceria com o “Diálogo local para a boa governação”, que visa o envolvimento dos munícipes de Nampula na gestão do erário público. Este programa ajuda os munícipes a tomar consciência sobre os assuntos de governação local e mostram-se totalmente engajados nas discussões concernentes aos assuntos municipais. Por outro lado, houve melhoria no diálogo entre as autoridades municipais e os cidadãos. Por isso, o programa “Espaço do Cidadão” tem influenciado sobremaneira ao governo municipal na tomada de decisões e na gestão geral do município.

Desde 2013 aquando da realização das eleições autárquicas, a Rádio Encontro faz cobertura total e integral do processo eleitoral, começando pelo recenseamento passando pela campanha eleitoral, o dia da votação e até o apuramento dos resultados. Esta acção tem se revelado ser um instrumento que “obriga” a transparência do processo eleitoral, ao menos, na Autarquia de Nampula.