Adolescentes de Nampula enaltecem a importância da leitura para o desenvolvimento humano


Por César Rafael
O interesse pela leitura é algo que se desenvolve no ser humano a partir de influências positivas relacionadas ao acto de ler.
O hábito da leitura é importante para exercitar as capacidades de comunicação, interpretação e de cognição das pessoas no mundo inteiro.
A Rádio Encontro saiu a rua onde vários entrevistados sublinharam que a leitura e o gosto pela leitura revestem-se de uma grande importância para a dignidade humana e, para o desenvolvimento social, cultural e até económico.
As nossas fontes divergem quanto ao impacto das redes sociais pois, crianças e jovens passam maior parte do seu tempo ocupados nestas, do que propriamente em leitura de livros, o que para alguns traz um impacto negativo e que para outros é ao contrário.
Algumas crianças estudantes, interpeladas pela Rádio Encontro, olham a leitura como uma alavanca para o desenvolvimento social e económico, pelo que apelam as outras crianças a dedicarem-se pela leitura e o processo de ensino em geral.
E porque hoje é dia do leitor, esperamos que ouvinte leia um livro, uma obra em jeito de celebração da data.

Importa destacar que, o dia do leitor foi criado em homenagem a fundação do jornal cearense, “O POVO” criado em 07 de Janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.
Naquele jornal que ficou conhecido por combater a corrupção e divulgar fatos políticos, existia um suplemento chamado MARACAJA que se tornou um espaço de divulgação do movimento modernista literário cearense na época.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *