AFDC CAPACITA JORNALISTAS EM MATÉRIAS DE DESNUTRIÇÃO
Por Júlio Assane
Mais de 16 Jornalistas provenientes dos distritos de Nampula, Angoche, Lalaua, Mogovolas, Angoche e Ribaué estão a ser formados nesta cidade em matérias de desnutrição cronica.
A formação que está a ser promovida pela AFDC, Associação dos Facilitadores do Desenvolvimento Comunitário, tem por objectivo de dotar os Jornalistas e comunicadores da província de Nampula e distritos, de conhecimentos sobre a comunicação para o desenvolvimento das comunidades em mudanças de comportamentos sobre a desnutrição crónica.
Dércio Madala, Facilitador da formação dos jornalistas da Província de Nampula, disse que os jornalistas que estão sendo formados serão o motor para o combate e a redução da desnutrição crónica nas comunidades, através da transmissão de programas que dizem respeito a desnutrição, e informações de mudanças de comportamento da comunidade sobre este mal.
Dércio Madala fez saber que o país precisa de uma nova política nacional, em que as organizações governamentais e não-governamentais, possam estar unidas para criar um novo plano estratégico, para reduzir os índices da desnutrição crónica em crianças menores de cinco anos de idade.
De referir que actualmente, o país conta com mais de 43% de taxas de desnutrição crónica em crianças menores de cinco anos de idade mas também em adultos.
Dados tornados públicos referem que em cada duas crianças, uma padece de desnutrição crónica.