Por Elísio João
A Associação dos Munícipes da Cidade de Nampula, AMUCINA, reactivou as suas actividades de sensibilização dos utentes e vendedores dos mercados sobre as medidas de prevenção do Coronavírus.
Isso acontece numa altura em que há incumprimento das medidas de prevenção da Covid-19 em quase todos os mercados da cidade de Nampula e consequente aumento de novos casos da doença depois de relaxamento de algumas delas pelo Presidente da República.
Na manhã desta quarta-feira, 07 de Outubro, a Rádio Encontro assistiu uma actividade de sensibilização sobre a importância do uso da máascara facial, no novo mercado de Triangulo-Posto Agronómico, liderada pelo respectivo Presidente da AMUCINA, Carlos Manuel Francisco.
Um mercado onde não se respeita o distanciamento físico e o uso de máscara está a ser relegado para o segundo plano dos vendedores e utentes.
Alguns vendedores contactados durante a sensibilização disseram que tiveram informações dando conta de que o Coronavírus já acabou, não sendo dai necessário o uso da mascara.
Carlos Manuel Francisco disse que a sua Associação está muito preocupada com o incumprimento das medidas de prevenção, com o relaxamento de algumas delas, pelo Presidente da Republica.
“O não uso da máscara e não respeito pelo distanciamento físico, são uma das medidas mais violadas um pouco por todos os mercados da cidade de Nampula por onde passamos a fazer este tipo de sensibilização” – referiu o presidente da AMUCINA.
O Responsável do novo Mercado Triangulo-Posto Agronómico ficou satisfeito com a actividade levada a cabo pela AMUCINA.
Augusto Aly disse ser também preocupação dele ver pessoas que se fazem ao mercado sem a máscara, sabendo que se trata de um local de muita concentração de pessoas.
“Muitas pessoas continuam a entrar no mercado sem protecção mas nós informamos sempre que o Coronavírus não acabou” – acrescentou o responsável do mercado.
O novo mercado Triangulo – Posto Agronómico, no Muahivire Expansão tem a capacidade de mais de 3 mil bancas, para igual número de vendedores, mas que até agora estão instaladas pouco mais de duas mil e que não estão a ser exploradas pelos requerentes.