André Magibire deu “bombom doce” aos desmobilizados cujos salários foram cancelados

O Secretário Gerl da Renamo, André Magibire, deu uma palavra de apreço aos desmobilizados de guerra dos 16 anos sobre tudo os abrangidos pelo DDR que viram os seus subsidios cancelados.

 Magibire que esteve esta segunda feira reunido com quadros do seu partido na cidade de Nampula, garantiu a reposição dos subsidios para além da fixação de pensoes a vigorar a partir do proximo ano.

No encontro, foram também abordadas questoes de estrategias a serem  desenhadas de forma a combater fraudes eleitorais que segundo aquele dirigente, a Renamo tem sido alvo desde as primeiras eleicoes multipartidarias na historia do pais em 1994.

Magibire, acredita que politicamente, a provincia de Nampula e um terreno fertil mas, que ainda necessita de ingetar mais adubo para que os resultados sejam mais produtivos, numa clara alusao de que a Renamo em Nampula esta a realizar acções palpáveis.

Enquanto se aguarda pelo processo de DDR, os antigos guerilheiros da renamo que teem a sua base no povoado de Muamuromutala, posto administrativo de Cazuzo, distrito de Murrupula, são vistos pela comunidade como pessoas de boa convivencia.

De acordo com a comunidade local, alguns  homens da Renamo já constituiram suas familias e teem sido dedicados a varias actividades queira de cultivo como de empreendedorisno de forma a garantir a sua sobrevivencia.

As relações de convivência entre estes e a comunidade  são ditas como saudaveis de acordo com os residentes que segundo suas palavras eles não constituem ameaca.

As nossas fontes revelaram que parte daqueles homens vivem na sua base e outros nos arredores, onde construiram as suas habitacoes vivendo com suas esposas e filhos por sinal nativos.

No meio de tudo isso, há quem não se sente seguro e, diz que coracao de cobra é coracao de cobra.

A nossa equipa de reportagem tentou ouvir os homens da renamo mas, estes declinaram-se a comentar aos nossos microfones alegando falta de autorizacao.

Sem gravar entrevista, disseram que estao a espera do processo DDR, que depois disso alguns poderao regessar as suas zonas de origem sendo que outros poderao preferir continuar com a sua vida normal naquela circunscricao geografica, pois, já constituiram familias.

César Rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *