Apenas duas escolas secundárias de Nacaroa podem reiniciar as aulas

Por Elísio João

Duas das quatro escolas secundárias do distrito de Nacaroa, Província de Nampula, reúnem condições para a retoma das aulas no dia 01 de Outubro próximo.

O grande desafio do sector da educação em Nacaroa está relacionado com o problema de falta de sanitários nos estabelecimentos de ensino, que poderia garantir a prevenção de contaminação da Covid-19.

A Directora do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Nacaroa, Regina Paulino disse ter recebido um fundo para garantir o material de higienização, avaliado em 200 mil meticais, correspondente a primeira tranche.

“Neste momento só temos Latrinas nas Escolas. Mas uma equipa da Direcção Provincial de educação já fez um levantamento das necessidades para reabilitação das casas de banho” – assegurou Regina Paulino.

Para garantir que a rapariga retorne as aulas depois da sua paralisação, segundo Regina Paulino, várias actividades de sensibilização foram levadas a cabo com envolvimento da liderança comunitária.

“Tendo em conta que depois da paralisação das aulas as meninas ficaram sem ocupação, nós temos mantido encontros com os membros do Conselho de escola, no sentido de sensibiliza-las de casa em casa” disse a nossa fonte.

Regina Paulino acredita que algumas crianças estão desmotivadas, sendo dai necessário que os pais e encarregados de educação continuem a dar o seu máximo de modo a motiva-las para que não percam a esperança de voltarem as aulas.

A nossa fonte tem certeza que os alunos do distrito de Nacaroa voltarão as aulas, porque existe um trabalho que está a ser feito nesse sentido, com apoio de organizações parceiras.

“Contamos com apoio da Visão Mundial e órgãos de Comunicação Social nesse trabalho de sensibilização das nossas crianças, principalmente das raparigas” – acrescentou, apesar de reconhecer que é difícil prever o aproveitamento pedagógico de 2020, uma vez que as aulas tiveram uma paralisação antes das avaliações.

Espera-se que voltem as carteiras da Escola no distrito de Nacaroa, no dia 01 de Outubro deste ano, 301 alunos da 12ª classe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *