Arquidiocese de Nampula realiza peregrinação Mariana com exortação à Solidariedade com as vítimas do terrorismo

Alguns fieis da paroquia da Santa Cruz, assessores da infância missionaria e convidados peregrinaram neste ultimo sábado ao Santuário Maria mãe do Redentor de Meconta nesta arquidiocese de Nampula.

Trata-se de uma peregrinação que acolheu um determinado numero de fieis conforme as recomendações emanadas face ao contexto da pandemia de Coronavírus.

Na sua homilia, o Arcebispo da Arquidiocese de Nampula Dom Inácio Saúre que presidiu a eucaristia, considerou que as leituras do dia se traduziam em dois mandamentos, cujos estão tão unidos e inesperáveis um do outro.

Com isso, o compromisso de Cristo esta em amar a Deus e ao seu próximo, pelo que todo aquele que ama a Deus deve amar ao seu próximo e nunca ninguém pode amar a Deus e odiar o seu próximo.

Para tal, temos de saber escutar a Palavra de Deus e coloca-la em pratica, ser obedientes as leis e preceitos da Igreja. E este amor é entrega e solidariedade pelo próximo independentemente das condições do outrem.

Para depois afirmar que é fundamental manter a solidariedade para com aqueles irmãos que injustamente foram obrigados a abandonarem as suas terras, a sua família e um pouco de tudo que tinham devido aos ataques armados de Cabo Delgado, irmãos que vem da província de Cabo de Delgado.

Dom Inácio Saúre, sublinhou ainda que no meio de tudo isso é importante manter o amor, e que a medida do amor deve ser Cristo conforme nos ensina a Sagrada Escritura.

Por seu turno,Padre José da Cruz Muluta Reitor daquele Santuário, considerou que o encontro foi produtivo, embora não tenha acolhido todos os fieis desta arquidiocese a exemplo dos tempos anteriores. Ainda assim, considerou de ser por uma causa de amor. Segundo descreve

Do mesmo modo, os fieis que se fizeram a aquela peregrinação, manifestaram a sua satisfação pela partilha da Palavra, pelo reencontro e acima de tudo pelas graças recebidas. Dizem haver necessidade de tomar todos os cuidados necessários para evitar o contagio de Covid 19, de modo a garantir que nas próximas peregrinações não seja restrita, mas sim aberta para todo o povo de Deus.

Palavras de fieis da arquidiocese de Nampula, falando aquando da peregrinação anual ao Santuário Maria Mãe do Redentor de Meconta, acorrido no ultimo final de Semana.

Recorde-se que ao nível desta Igreja arquidiocesana é tradicional fazer-se uma peregrinação anual de todo os fiéis a aquele Santuário, e a ultima foi realizada no dia 27 de Outubro de 2019.

Gildo Massaua

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *