Arquidiocese de Nampula relança, na Sé Catedral, o Sínodo dos Bispos

Trata-se de um movimento Eclesial da Igreja Católica, que com a duração de dois (02) anos, o Papa chama a atenção de todos a seguir o caminho comum de discernimento.

O relançamento do movimento ao nível das dioceses em todo mundo será neste Domingo (17) a ser presidido pelos respectivos bispos das dioceses.

O coordenador do SECAPAN e porta voz da Arquidiocese de Nampula, Pe. Pinho dos Santos Afonso Martins, disse que ao nível da Arquidiocese de Nampula o relançamento deste movimento eclesial terá o seu inicio as 9h30min na capela da Rádio Encontro, que culminará com a celebração eucarística pelas 11h, na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Sé Catedral, pelo Arcebispo de Nampula Dom Inácio Saure.

Devido a situação pandémica que o mundo vive, o evento terá uma participação restrita de representantes de várias congregações e paróquias da Região Pastoral da Cidade.

Por outro lado, Pe Pinho deu a conhecer que, no decorrer deste movimento eclesial a Igreja estará aberta para colher qualquer informação ou ideia seja individual ou coletiva sem distinção da congregação ou religião.

A fonte recordou aos fieis que os trabalhos serão intensos devido aos preparativos da IV Assembleia Nacional da Pastoral cujas celebrações finais terão lugar na Arquidiocese de Nampula, daí que apelou a colaboração de todos os fies.

Por seu turno, o Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saure, apela aos fieis a não se deixar abalar pelas atrocidades do mundo, porém manter a chama da Fé viva e rezar sem cessar pedindo a Deus o fim da pandemia que abala o mundo inteiro.

De referir que durante o percurso de movimento eclesial, o Papa Francisco convida a Igreja inteira a interrogar-se sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: «O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio».

Por Ofélio Adriano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *