AUMENTAM CASOS DE DIABETES E HIPERTENSÃO

AUMENTAM CASOS DE DIABETES E HIPERTENSÃO

Por Filesmar Essiaca

A Directora Clínica do Hospital Central de Nampula, Bainabo Sahal, mostra-se preocupada com o aumento de casos de diabetes e a hipertensão.

Bainabo Sahal disse que os casos estão a ganhar contornos alarmantes na cidade e Província de Nampula, apesar de várias actividades de sensibilização junto das comunidades.

A preocupação foi manifestada no último fim-de-semana durante uma feira de saúde organizada pelo Hospital Central de Nampula no âmbito das comemorações do dia do diabético.

Sem avançar o número de pacientes que entram naquela unidade sanitária diariamente, aquela dirigente disse que só neste ano o Hospital Central de Nampula registou 268 casos novos nas consultas externas de diabetes e 1.240 de pacientes dessa doença.

Palestras, consultas externas a aconselhamentos aos pacientes e encaminhamento para as consultas com os nutricionistas são algumas medidas que estão a ser tomadas pelo Sector de saúde em Nampula de modo a por fim deste mal.

A reportagem da Rádio Encontro ouviu alguns doentes que convivem com a doença há muito anos, e explicam que viver com esta doença não é uma tarefa fácil daí que lançam apelos a outras pessoas para que se previnam fazendo o diagnóstico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *