AVOTANA CONTA COM 7 MIL OPERADORES DE TAXIMOTA

AVOTANA CONTA COM 7 MIL OPERADORES DE TAXIMOTA

Por José Simão

O Presidente da Associação dos moto-taxistas, AVOTANA, fez um balanço positivo das actividades da agremiação desde a sua criação na cidade de Nampula em 2019.

Albertino José, presidente da AVOTANA, disse haver mudanças significativas no comportamento dos taxistas filiados.

“Numa praça, não sabíamos a quem  responsabilizar … mesmo os passarinhos têm um comando a quem seguir e ser orientado…Agora, já há credibilidade porque numa praça temos uma direcção, conselheiro , chefe da disciplina, de higiene, de informação. Portanto, esses são os elementos que poderão dar ferramentas de uma boa conduta na via publica”. DisseAlbertino José o qual acredita que futuramente os operadores de taximota, poderão ganhar mais responsabilidade na via pública.

Entretanto, o desafio agora prende-se com a vandalização de tampos de manilha por indivíduos desconhecidos e como consequência disso a associação registou 5 acidentes.

Outro constrangimento que a associação se depara é a circulação de taxistas não registados.

A nossa fonte exigiu ao Conselho Autárquico de Nampula, a reposição breve dos tampos de manilha e ainda apela a vigilância.

Questionado de como foi que surgiu a ideia de associativismo, Albertino respondeu o que passamos a citar:

“A ideia surgiu depois de uma pesquisa na qual se concluiu que a actividade de táxi mota está a ganhar mais espaço. Vimos que  faltava o factor segurança para os operadores de Táxi Mota e que muitos deles não observavam as regras de trânsito nem o código de estradas”.

Actualmente a AVOTANA encontra-se representada em 12 distritos da Província de Nampula e conta com 7 mil membros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *