CASA PROVINCIAL DA CULTURA EM NAMPULA INAUGURA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

CASA PROVINCIAL DA CULTURA EM NAMPULA INAUGURA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Por Florêncio Alfredo

Com o objectivo de contribuir para consolidação da nossa identidade cultural e Histórica do nosso país, a casa provincial da cultura em Nampula, vai inaugurar no próximo dia 30 do mês em curso uma exposição fotográfica denominada os 100 dias de governação do presidente da República Filipe Jacinto Nyusi.

A informação foi avançada por Sérgio Culana, Director provincial da Casa Cultural em Nampula, o qual falando a Rádio Encontro referiu que a exposição vai contribuir para os estudantes e o público em geral no conhecimento do mosaico cultural e histórico de Moçambique e das figuras que se destacaram para o desenvolvimento desta pátria amada.

Culana não descarta a possibilidade de existência de alguns alunos que duvidam da sua identidade histórica, dai que houve esta necessidade que vai imprimir maior conhecimento a esta camada social.

Aquele director disse que para além da exposição será inaugurado um centro de informação cultural e de Educação patriótica, o que no seu entender depois de terminar a covid-19 o público poderá fazer a consulta de alguns dados dobre a cultura e história do país.

A referida exposição segundo relata Culana, cingir-se-á em quatro painéis. O primeiro será o de apresentação de figuras como o primeiro representante do movimento revolucionário Frelimo, conhecido como o arquitecto de Moçambique.

O segundo painel apresentará todos presidentes da República e da Assembleia respectivamente com destaque para Marcelino dos Santos carinhosamente tratado por Kalumgano.

No terceiro serão expostas fotos dos governadores que passaram pela província de Nampula desde o ano de 1975 até 2020. E por último, serão expostas figuras que se destacaram na arena cultural.

Importa salientar que na referida exposição serão manifestas figuras que resistiram contra o jugo colonial com destaque para Khupula Muno, Faralahi, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *