Por César Rafael
No dia 22 de Setembro comemare-se o dia mundial sem carro, uma data voltada para conscientização sobre os problemas causados pelo uso constante de veículos automotivos pela população.
Para comemorar o dia mundial sem carro, diversas actividades são propostas para mudar o hábito da sociedade de grande uso de veículos automotivos. Em várias partes do mundo, são realizadas campanhas para motoristas deixarem seus carros em casa e irem ao trabalho ou escola a pé, de bicicleta, de transporte público, ou ainda, por meio do sistema de rodizio de caronas, em que cada dia da semana uma pessoa é responsável por levar um grupo que compartilha da mesma rota.
A Rádio Encontro saiu à rua para acompanhar de perto como está a ser comemorada a data ao nível da cidade de Nampula.
Coincidentemente, os nossos entrevistados desconhecem a data mas, têm consciência dos problemas causados pelo uso excessivo do carro.
“Quanto são muitos carros a circularem ao mesmo tempo na cidade, traz consigo muitas consequências” – disse um automobilista destacando a ocorrência de acidentes na via pública derivado do crescimento do parque automóvel.
O uso excessivo de carros, apesar de ser muito prático para a maioria das pessoas que vivem nas cidades, actua negativamente na qualidade de vida pois, pode provocar vários problemas de saúde assim como ambientais.
“Muitas vezes o ar que respiramos nas cidades tem sido nocivo para a nossa saúde, por causa do fumo que os carros libertam” – recordou um munícipe.
Diante de tantos problemas causados pelo uso de automóveis, o dia mundial sem carro surgiu como uma forma de lutar contra o impacto negativo gerado pelo uso em massa desse meio de transporte. Para além dos problemas de saúde e ambientais, o número excessivo de carros atrapalha a mobilidade urbana, causando grandes congestionamentos.
A data foi instituída em 2000 em outras partes do mundo como world Car free day e começou a ser comemorada no Brasil em 2001.