Crónica do Dia – CELEBREMOS DIA DA CRIANÇA PREVENINDO CORONAVIRUS

CELEBREMOS DIA DA CRIANÇA PREVENINDO CORONAVÍRUS

Por Kant de Voronha

Quando chega este dia recordo-me sempre da minha infância na Escola Primária. Nesse tempo, percorria 15km para chegar a Escola com a nossa comida na cabeça, caracata com ratazana bem grande. Compartilhavamos a comida com os nossos professores. 1 de Junho animava maning. Os nossos pais e encarregados de educação nos acompanhavam na escola e levavam 5L de aguardente para beber com o senhor Professor. E diziam que era remédio dos adultos para curar dores de barriga. Mas depois de um tempo os viamos muito animados por beber remédio.

Afinal de contas essa mania é antiga. Atualmente, alguns adultos também são mafiosos (ákhala anaxulu ahinrére ohúreya). Aproveitam-se muito das datas festivas de crianças para eles também encherem a sua barriga e ficarem grossos de álcool. Temos visto pessoas que em pleno aniversário de um bebé que apenas tem meses de vida, organizam quantidades industriais de bebida e pouca comida e sumo. E hoje é Dia Mundial da Criança.

“A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa, ou de qualquer outra índole. Deve ser educada dentro de um espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universais e com plena consciência de que deve consagrar suas energias e aptidões ao serviço de seus semelhantes”.

O Dia Mundial da Criança marca mais uma oportunidade de reflectir sobre os direitos das crianças, que continuam a passar fome, mesmo nos países desenvolvidos. Reflectir sobre crianças sem acesso à educação, crianças que vivem na rua sem noção dos seus direitos, crianças órfãs de pais, crianças desnutridas cronicamente e sem condições para a segurança alimentar; crianças cujo futuro é adiado pelos seus educadores que as obrigam a abandonar a escola para se casar ainda muito cedo.

Não nos esqueçamos que esta data celebra-se a meio da pandemia de Coronavírus. Uma doença que não escolhe idade, raça, nem camada social. Por isso, os pais e encarregados de educação devem controlar as crianças para que não se façam as ruas e locais de muita gente sob risco de serem portadores deste vírus para a sua família. No dia do Idi vi muitas crianças aglomeradas nas ruas da nossa cidade. Por favor! Cuidemos das crianças. Previnamos a pandemia do Coronavírus. Tenho certeza que voltaremos a saborear a vida nos próximos tempos. Mas precisamos de nos cuidarmos. Vivamos o mês de Junho, mês da criança africana pensando nas crianças vítimas de guerras, ódio, brigas de suas famílias, Coronavírus e outros males que atrofiam o crescimento das crianças. E mais não disse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *