Combate a doenças hídricas Junta ativistas em Rapale

Porː Malito João

Agentes Polivalentes Elementares, APE, da localidade de Miyawa distrito de Rapale em Nampula, juntam-se aos esforços no combate as doenças hidricas naquele ponto da Provincia.

 Estes, estão a desenvolver algumas  actividades em coordenação com técnicos  de Saúde  afectos naquele distrito,  como forma de colmatar a problemática das diarreias no dsitrito.

Rui Artur Amisse, agente polivalente disse que tem prestado apoio as acomunidades no que diz respeito aos  primeiros socorros, orientando depois a deslocarem-se a uma unidade sanitária mais   próxima para os devidos tratamentos.

A fonte sublinhou ainda que para além dos primeiros socorros,  tem levado acabo  actividade de sensibilização, transmitindo   mensagens chave no sentido de ensinar as acomunidades a  prevenir-se das doencas de origem hidrica.

Khadjhijha Adriano, técncia de Saúde Materno infatil, afecta no distrito de Rapale, disse  haver a nesecidade de  continuar a amparar as comunidades de Miyawa visto ser uma camada social que mais nescesita de apoio sanitário.

Khadjhijha aproveitou a ocasião para dar a conher as mães a importância de a mamentar a criança antes dos seus dois anos, mesmo tendo outra garavidez, no sentido de evitar o desmamo brusco, o que atenta a vida das crianças no âmbito nutricional.Algumas mães ouvidas pela nossa equipa de reportagem disseram ter captado as mensagens e garantiram na mesma ocasião,  implementar os conhecimentos adiquiridos de forma a prevenir se das doenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *