Combate a droga alargado para os núcleos distritais

Por César Rafael 

 A direção Provincial de Prevenção e Combate a droga em Nampula está a levar a cabo um trabalho de  revitalização dos núcleos distritais de combate a droga.

A intenção é acelerar as ações para o combate deste mal que enferma a sociedade, sobretudo a camada juvenil um pouco por toda a província de Nampula.

De acordo com Isabel Sanfins, diretora provincial daquele  gabinete que falava esta terça-feira a margem de um encontro multissetorial que juntou representantes das direções provinciais de instituições públicas na província, já foram até então revitalizados os núcleos de combate nos distritos de Malema, Murrupula, Ribaué e Moma.

O objetivo, segundo Sanfins é abranger todos os distritos da província,  de modo a munir esforços   para eliminar a problemática de consumo e tráfico de substâncias psicoativas na terra da muthiana oreara, que na sua maioria envolve jovens na faixa etária dos 15 até idosos com mais de 50 anos de idade de acordo com dados em poder da instituição.

 Isabel fez saber que dados em seu poder ao nível da instituição que tutela , indicam que 276 toxicodependentes ao nível da província , foram assistidos no centro de saúde mental em consequência do consumo de diversas drogas, uma situação que preocupa as autoridades do sector.

A nossa fonte, garantiu que   por via da comunicação social e de outros canais, vários trabalhos estão em curso visando desencorajar o fenômeno por parte dos consumidores e traficantes de diversas drogas.  Drogas, essas segundo Sanfins que têm como ponto de entrada a província de Cabo Delgado, ligando ao distrito de Erate, o distrito de Nacala Porto e Angoche.

Os traficantes têm novos métodos de modos operantes, usando a via marítima para passarem despercebidos, mas, pelo trabalho que está sendo feito entre o gabinete provincial de prevenção e combate a droga,  o sernic e outros sectores de intervenção num trabalho de coordenação culminou com apreensão destas drogas  que em Abril passado foram incineradas.” Disse Isabel Sanfins, tendo garantido que o índice de consumo e tráfico de drogas no primeiro semestre, conheceu uma redução se comparado com igual período do ano transato, graças a trabalhos multissetoriais.

Aquela dirigente não poupou as suas palavras para apelar a sociedade de modo a intervir cada vez mais nas ações de prevenção e combate ao consumo e tráfico de drogas.

Apelo a sociedade e de modo particular aos jovens,  no sentido de não se deixarem enganar, pois, esse fenómeno coloca em risco a sua própria vida, pelo que contamos com toda a sociedade ,na disseminação de mensagens Chaves com vista a declaramos zero ao consumo e tráfico de drogas”. Rematou Isabel Sanfins.

Entretanto, o procurador chefe da procuradoria provincial de Nampula, deu a conhecer na ocasião que, só no presente ano já foram instruídos três processos crimes contra cidadãos nacionais e estrangeiros,  por terem sido encontrados na posse de diferentes tipos de drogas.

Importa, referir que de Janeiro a esta parte, o gabinete provincial de prevenção e combate a droga em Nampula registou uma apreensão de 786 quilogramas de diversas drogas com destaque para heroína, metafetamina e anfetamina.

O encontro multissectorial de apenas um dia, visava aproximar as direções provinciais no sentido de se inteirar das actividades que têm vindo a ser realizadas pelo gabinete que previne e combate os actos que tem de ver com o consumo e tráfico de drogas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *