CONSERVAR PESQUEIRO PARA MAIS PEIXE

CONSERVAR PESQUEIRO PARA MAIS PEIXE

Por João Baptista

O sector das pescas na Província de Nampula pretende alcançar cerca de 1500 toneladas de pescado a partir do próximo ano através do investimento na aquacultura comercial com uma orientação para negócio, em vários distritos desta provincia.

A informação foi avançada pelo Director Provincial de Mar, Águas Interiores e Pescas, Tome Capece, durante a reunião do comité provincial de Co-gestão das pescas que visava a debater assuntos relacionados com a pesca sustentável e divulgação de mensagens de boas práticas.

Tome Capace considera que o sector das pescas está num bom caminho, através do crescimento da pesca artesanal, aquacultura e a pesca industrial. Segundo explica, estes 3 sectores vêem contribuindo para alcançar a meta da produção pesqueira na província.

Capece explicou ainda que as artes nocivas que são aplicadas na pesca, contribuem negativamente para o aumento da produtividade pesqueira.

Numa mensagem, os pescadores da província de Nampula, enalteceram o trabalho do governo na melhoria das suas condições.

O governador de Nampula, Victor Borges, reconhece a actividade dos pescadores e recorda que os recursos pesqueiros que o país dispõe pertencem ao Estado e a população.

Para ele, compete ao governo e ao Estado, gerir os recursos no sentido de maximizar o seu aproveitamento para o benefício da população na dieta alimentar e promover um aproveitamento sustentável de modo que o estoque sirva para as próximas gerações.

A reunião do comité provincial de Co-gestão das pescas decorreu sob lema conservar pesqueiro, para mais peixe.

O encontro que teve a duração de 1 dia, juntou representantes das associações de pescas e administradores marítimos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *