CONSUMO DE DROGAS EM NAMPULA
Por: Santos Conta
O número de consumidores de drogas e bebidas alcoólicas na Província de Nampula e no país em geral está a aumentar cada dia que passa.
Esta realidade preocupa sobre maneira o governo, as organizações da sociedade civil e as congregações religiosas.
Para colmatar este mal que afecta maioritariamente os jovens, o teem challenge uma associação cristã e filantrópica em parceria com o governo da província de Nampula promoveu nesta cidade um workshop que serviu para reflectir aspectos relacionados com a toxicodependência na província de Nampula, droga e a violência e a masculinidade.
Durante o encontro, os participantes discutiram sobre as reais motivações que levam aos jovens aconsumirem drogas.
Concluiu-se que muitos jovens entram no mundo da droga devido a problemas sociais associados com o desemprego.
A Directora Adjunta do Gabinete de combate a droga, Isabel Sanfins, que foi a moderada do tema toxicodependência na Província de Nampula, deu a conhecer que o número de consumidores de droga na Província é assustador e preocupa a instituição.
Por seu turno o Director Provincial do teem challenge, Telmito João Francisco, disse que nesta primeira face, a sua Associação pretende ajudar os jovens toxicodependentes a procurarem os conselhos médicos e a dizerem não ao consumo de drogas e bebidas alcoólicas.
Recorde-se que no mês passado, a PRM através do seu porta-voz em Nampula Zacarias Nacute, disse que os casos de consumo de drogas estavam a reduzir em relação ao ano passado, mercê a um trabalho de combate as bocas de fumo.