COPSAN COMPROMETIDO COM A NUTRIÇÃO

COPSAN COMPROMETIDO COM A NUTRIÇÃO

Por José Simão

O Governo provincial de Nampula formalizou esta segunda feira, o Concelho Provincial de Segurança Alimentar e Nutricional (COPSAN).

O organismo que tem como missão a prevenção, combate e erradicação da desnutrição crónica no país é multisectorialmente composto, pelos sectores da Saúde, organizações da sociedade civil e o sector privado, ou seja, a massa empresarial.

A luta contra a desnutrição crónica é um problema público que está longe de acabar, mas o governo tem redobrado esforços no sentido de fazer face ao mesmo levando a cabo várias actividades, desde a sensibilização a uma dieta variável por meio de recursos locais e de intervenções directas.

O governador de Nampula, Victor Manuel Borges, disse que a criação do COPSAN surge depois de duas sessões do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o CONSAN, no sentido de melhorar a coordenação das intervenções do governo no combate a Desnutrição crónica.

“Antes da criação do COPSAN existia apenas o PAMRDC (Plano de Acção Multissectorial para a Desnutrição Crónica) que era mais uma coordenação institucional das instituições do governo mas agora estamos a trazer parceiros, sector privado e academia” Referiu Borges.

No entanto, Borges reforçou a necessidade de prestação de maior atenção às mulheres grávidas, através da janela dos 1000 dias, disponibilizando mais serviços de saúde.

Por sua vez, Julina Herculete, Porta-voz dos órgãos sociais do COPSAN, garantiu continuar a trabalhar em parceria com o governo para dar vasão a esta luta.

Isto acontece numa altura em que as taxas de desnutrição continuam altas na Província de Nampula em mais de 40%.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *