COVID-19 obriga cancelamento da Peregrinação anual ao Santuário de Meconta

Por Kant de Voronha

A crise mundial provocada pela pandemia do coronavírus obrigou o cancelamento da peregrinação anual ao Santuário Mariano, Maria Mãe do Redentor de Meconta na Arquidiocese de Nampula.

Um Comunicado divulgado na manhã desta sexta-feira, (30.10) realça ser tradição, na Arquidiocese de Nampula, a realização da peregrinação anual, um evento religioso que teria lugar no passado dia 24 de Outubro corrente.

Entretanto, abre-se a possibilidade de visitas individuais ou em pequenos grupos de fiéis ao Santuário observando a rigor todas as medidas de prevenção da Covid-19 e o protocolo do Ministério da Saúde. Com efeito, os interessados deverão realizar uma prévia inscrição junto a Reitoria do Santuário de Meconta, indicando “o nome do grupo, a paróquia e a hora de chegada e saída do Santuário”.

O Porta-Voz da Arquidiocese de Nampula, o Pe Pinho dos Santos, que apresentou o Comunicado em alusão sublinhou que as visitas ao Santuário “são vivamente encorajadas”. Por outro lado, os cristãos são chamados a testemunhar em todos os momentos da sua vida o amor “à nossa mãe, a Mãe do nosso divino Redentor!”

A nossa fonte esclareceu que a Campanha de contribuições para recolha de fundos a serem utilizados para criação de infra-estruturas, abastecimento eficaz de água e construção de balneários que decorre desde 1 de Dezembro de 2019 prolonga-se até a realização da próxima peregrinação prevista para os dias 30 e 31 de Outubro de 2021.

A Arquidiocese de Nampula manifesta seu apreço e conforto aos milhares de deslocados de guerra de Cabo Delgado, encorajando aos que assumem o papel de autênticos Bom Samaritanos “a continuarem a servir Cristo sofredor na pessoa do nosso próximo que é todo aquele que necessita do nosso apoio”.

De referir que a Arquidiocese de Nampula possui dois Santuários onde anualmente se realizam peregrinações sendo um Santuário Mariano situado em Meconta e outro Santuário Sacerdotal situado na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Rapale.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *