CRIAR EMPREGO PARA EMPREGAR OUTROS JOVENS

CRIAR EMPREGO PARA EMPREGAR OUTROS JOVENS

Por Flávia Calisto e Ernestina Matias

O Papel do estudante na transformação socioeconómica das Comunidades rurais constitui um dos temas de referência de um seminário de capacitação de estudantes finalistas universitários, que decore hoje na cidade de Nampula.

O Seminário de capacitação é direccionado a estudantes finalistas universitários candidatos ao estágio profissional, na 15ª edição do programa – Férias desenvolvendo o distrito.

O Governador da Província de Nampula Victor Borges, que procedeu a abertura do encontro, desafiou aos finalistas universitários no sentido de fazerem do Programa – férias desenvolvendo o distrito, um momento para descoberta de oportunidades de emprego.

Para Victor Borges, o país precisa da força dos jovens para desenvolver-se nas diferentes áreas socioeconómicas.

Recordou que sendo polo de desenvolvimento, somos todos chamados a virar as nossas atenções para os distritos.

Aliás, Victor Borges instou aos jovens finalistas universitários a serem empreendedores, sem esperar apenas por um emprego formal.

Desafiou-os a abraçarem a agricultura, que segundo ele, ultimamente este sector está a ser dinamizado com o programa Sustenta.

“Vocês devem criar emprego para empregar outros jovens” – disse Victor Borges, o qual considera que com o nível académico que ostentam, condições estão criadas para tal.

Durante um dia, os estudantes finalistas universitários familiarizaram-se com temas relacionados com a Ética e Deontologia Profissional na função Pública, o funcionamento dos órgãos Locais do Estado, Indústria de Inovação e a cultura de trabalho no Seculo XXI, Educação Financeira, a Juventude e os desafios do empreendedorismo e da empregabilidade, oportunidades de desenvolvimento profissional de estudantes finalistas e graduados do ensino superior e a motivação como factor de sucesso Profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *