Crónica do Dia – SAI DAQUI PORQUE CHEIRA NA BOCA

Por Kant de Voronha

O mau cheiro que vem da boca provoca mal-estar onde há muitas pessoas. Aliás, o cheiroso fica desconfiado e nunca está tranquilo diante dos outros. E de onde vem esse problema?

As causas da halitose são variadas. Na generalidade, o mau hálito está ligado a fraca higiene bucal. Quem não gosta de escovar os dentes contribui muito no agravamento do problema, pois permite que restos de alimentos se acumulem entre os dentes, na língua e na gengiva. Essa concentração de resíduos faz com que as bactérias que já existem naturalmente na boca dissolvam as partículas de alimentos e, assim, liberem substâncias com forte odor.

Por isso mesmo há pessoas que têm uma boca toda ela parece jardim. Tudo está esverdeado porque não escovam. Todos os dias acumulam comida de todos os tipos. Já não sentem sabor. Apenas comem para viver e matar a fome.

Por outro lado, um factor que acarreta halitose é a chamada saburra lingual, aquela camada branco-amarelada que se deposita na superfície da língua. Essa camada é formada por restos de comida, bactérias e células descamadas da boca. Assim, as bactérias presentes ali se aproveitarão dos resíduos alimentares e, durante esse processo, soltarão enxofre, um gás de cheiro intenso.

Além disso, uma pessoa que passa muito tempo com a boca seca e tapada, sem falar concentra o cheiro. É que a saliva ajuda na remoção de partículas e resíduos na região. Daí que na hora em que abrem a boca sai um cheiro de 50 gigas capaz de matar uma mosca que esteja a esvoaçar perto de si.

Ademais, aqueles que bebem muito, os que fumam cigarros, as pessoas estressadas também concorrem a favor do mau hálito. Tal como cheiram de maneira insuportável sem abrir a boca, no momento que tentam falar perto de alguém é um inferno horrível.

Foi por isso que um senhor foi expulso num convívio por cheirar na boca. Sentiu-se muito mal. E alguém acrescentou: “Que mulher suporta todo esse cheiro? Você casou será?”

E como vencer o mau hálito? É preciso garantir a higiene da boca. Beber mais água e higienizar bem a boca. Quando a saliva não circula bem na boca o cheiro terá terreno fértil para reproduzir-se. Escove os dentes quantas vezes possíveis ao dia. Após todas as refeições, limpe a língua e mantenha sempre a sua boca em condições de humor.

Quem gostaria de conviver com alguém que tem boca insuportável? Antes de repelir amigos e familiares tenha higiene. E mais não disse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *