RATANE C, EM NATIKIRI, SEM ÁGUA E LUZ

Por: Flávia Calisto

Ratane C , uma nova Unidade Comunal do Bairro deMurrapaniua, em Natikiri, sem agua nem Luz

Os moradores da Unidade Comunal de Ratane C, no Bairro de Murrapaniua, Posto Administrativo de Natikiri, na Cidade de Nampula, reclamam falta de água potável e energia eléctrica.

Isto acontece numa altura em que se aproxima a época chuvosa, propícia para a contaminação de doenças de origem hídrica, como consequência do consumo de água imprópria.

Alguns moradores daquela comunidade que falaram a Radio Encontro, disseram que devido ao consumo de água imprópria, vezes sem conta as suas crianças queixam-se de dores de barriga e diarreias.

“Como alternativa, recorremos os pequenos rios, onde abrimos poços para conseguir água para beber e isso periga a nossa saúde. Gostaríamos que nos ajudassem nessa componente de água e também de energia eléctrica”. –estivemos a citar palavras de alguns moradores de Ratane C que falaram a Rádio Encontro.

O Secretário da Unidade Comunal de Ratane C, Adriano Manuel disse que as dificuldades que aquela comunidade enfrenta são várias, adicionadas com as longas distâncias que as pessoas percorrem para conseguirem água para o consumo.

A Ligação da corrente eléctrica naquela Unidade Comunal é outra necessidade dos seus moradores, que disseram à nossa reportagem que das mais de 35 famílias ali instaladas, apenas duas beneficiam de energia da rede nacional.

Entretanto, esperam respirar um ar de alívio depois da conclusão do Hospital Provincial de Nampula, que está em construção próximo daquela Comunidade. Uma vez que, segundo disseram, neste momento percorrem mais de 8 quilómetros para o Hospital Geral de Marrere para receberem cuidados médicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *