Cuidar do meio ambiente é tarefa de todos

Por Onório Encarnação

Sob lema: Juntos Podemos Ser Geração Da Restauração, o mundo comemorou este Sábado, 05 de Junho, o dia do Meio Ambiente.

Ao nível da cidade de Nampula as cerimónias tiveram lugar na EPC de Namicopo-2, e foram dirigidas pelo Diretor do Gabinete do Governador, em representação do Governador Provincial.

Falando a Jornalistas, Rodrigues Ussene mostrou-se preocupado pelo mau uso do meio ambiente ao nível da província de Nampula.

No entanto fez saber que o governo está a trabalhar em coordenação com os Conselhos Municipais a nível da província no sentido de acelerarem o ordenamento territorial.

“Há necessidade de todos respeitarem e preservarem o meio ambiente. Se alguém estiver na praia deve depositar os resíduos sólidos em lugares próprios para evitar a poluição” –advertiu Ussene, que também aconselhou aos camponeses a evitarem fazer queimadas descontroladas.

Enquanto isso, a Diretora Provincial de Desenvolvimento Territorial e Ambiente, Gessy Carangueza, disse que o governo junto de seus parceiros, já traçou um plano de combate a erosão.

Ela pediu para que as comunidades façam exploração responsável dos recursos florestais.

“Sabemos que não temos como não explorar os recursos que dispomos, mas é preciso que tenhamos a consciência de repor as arvores, para que o ambiente de amanha seja saudável” – anotou Gessy Carangueza, observando ser tarefa de todos o combate aos males que ameaçam o ambiente.

Tanto o representante do Governador, como a Directora Provincial de Desenvolvimento Territorial e Ambiente, pediram a colaboração das lideranças locais no sentido de sensibilizarem as comunidades a cuidarem do meio ambiente.

Refira-se que a data foi criada em 1972 pelas Nações Unidas e todos os cidadãos são chamados  a cuidarem do meio ambiente, para que continuea dar mais riqueza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *