Crónica do Dia – DE NOVO FECHARAM AS IGREJAS?

Por Kant de Voronha

A situação vai de mal a pior. Coronavírus não escolhe raça nem religião, idade ou estatuto social. Coronavírus mata a todos indistintamente. Por isso cada um deve se poupar a valer.

Em 2020 ficámos quase 7 meses com igrejas e mesquitas fechadas. Os bares e mercados continuaram a aglomerar pessoas e a trabalhar normalmente. Ligado a isso, as festas de fim do ano vieram carimbar a subida vertiginosa de casos positivos e acrescentar o número de mortos por Covid-19. Queríamos viver um novo normal. Infelizmente, pioramos a situação e pedalamos a bicicleta em retaguarda.

A nova família de Coronavírus muito mais forte que a primeira espécie também está entre nós. Os que diziam que Coronavírus não existe já conseguem ver doentes hospitalizados e cadáveres a enterrar. Tthiri “ttòro okhwiye wonexexa” como dizem os macuas da minha terra. Sem ver, não acreditam, como aquele Tomé da Bíblia.

E como fazer para que a situação não se espalhe? Falando para todos os moçambicanos, o Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi determinou que:

A partir de hoje até 30 dias todos os lugares de culto devem fechar. Isto é, as igrejas e mesquitas não podem reunir-se em oração como já se tinha retomado. Está proibido vender bebidas alcoólicas nas barracas; Fica adiada a retoma das aulas presenciais em todas instituições de ensino; Vedou-se a realização de jogos recreativos, de lazer e similares; e outras medidas que impeçam a rápida propagação do Coronavírus. Então a AMETRAMO pode continuar com os seus cultos? Ehhh, eles nunca tiveram paragem nenhuma.

E o que fazer neste tempo em que as igrejas fecham? É preciso intensificar a oração individual e em família porque a igreja não é edifício. A igreja são pessoas que se reúnem em oração. Portanto, a Igreja não fechou. Fecham os templos onde nos juntávamos. Mas a igreja continua aberta na sua casa e em redor da sua família.

É preciso respeitar todas as normas de prevenção para não carregar o vírus para dentro do seu quintal. Lembre-se: é melhor viver suportando o calor e cheiro de uma máscara que respirar com tubos de oxigénio na cama do hospital. Recupera-se quem tiver sorte. Melhor é evitar que procurar meios de remediar. Já será tarde demais

Todos nós venceremos se isto passar. Mas só passará se nos unirmos em oração cheia de fé e juntos lutarmos no combate da Covid-19. Coronavírus vai passar se cada um for responsável de si e dos outros. Se negligenciarmos as regras o número de doentes será maior e os hospitais ficarão sem lugar para acolher a todos. Morreremos em massa. Assim, enquanto lutamos para vencer coronafome é necessário seguir a rigor as medidas de prevenção do Coronavírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *