DIA MUNDIAL DO COMBATE AO HIV/SIDA

DIA MUNDIAL DO COMBATE AO HIV/SIDA

Por Júlio Assane

Mais de 1 milhão e 293 mil pessoas vivem com o vírus HIV/SIDA em Moçambique.

Para a redução das mortes por esta doença, o Governo Moçambicano, criou a estratégia 90, 90, 90, na qual se pretende que 90% de todas as pessoas com o vírus de HIV sejam diagnosticados através dos serviços de testagem e aconselhamento. Noventa porcento das pessoas diagnosticadas recebam o tratamento anti-retroviral e 90% das pessoas recebendo o tratamento anti-retroviral tenham níveis significativos de sangue sem o vírus do HIV até o ano de 2020.

Apesar dos esforços que o Governo de Moçambique está a empreender para reduzir os índices de HIV no país, o Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi, mostrou-se preocupado com o aumento de novas infecções em menores de 15 anos de idade, a transmissão de mãe para o filho e a discriminação das pessoas que vivem com o vírus de HIV.

Filipe Nyusi, fez saber que dos 330 mil funcionários públicos existentes no nosso país e 826 agentes do Estado, estima-se que 13% estejam contaminados com o vírus HIV.

Nyusi, disse que as províncias que apresentam taxas elevadas de HIV, são as de Gaza e Maputo-Cidade, seguido da Província de Nampula, com 24.4 porcento, 22.2 e 5 porcento respectivamente.

Em 2019 o país registou 221 mil novos casos de HIV, sendo que, 57 porcento, correspondente a 131.963 casos foram diagnosticados em mulheres com idade fértil.

O dia mundial do combate ao HIV/SIDA é comemorado anualmente no primeiro dia de Dezembro.

Este ano, o dia teve como lema, “Comunidades Fazem A Diferença Na Resposta Nacional Ao HIV e SIDA”.

One Reply to “DIA MUNDIAL DO COMBATE AO HIV/SIDA”

  1. I can see that your site probably doesn’t have much traffic.
    Your articles are interesting, you only need more new
    readers. I know a method that can cause a viral effect on your website.
    Search in google: Jemensso’s tricks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *