DISPUTA DE TALHÕES EM NAMIEPE

DISPUTA DE TALHÕES EM NAMIEPE

Por: Elísio João

O Director das zonas Verdes do Conselho Autárquico de Nampula, Arnaldo Chalaua, e um técnico da área de urbanização que apenas o identificamos por Benildo, são  acusados  de expropriarem  espaços da população para vender a empresários, na zona de Namiepe.

Legalmente, segundo contam os populares, o espaço pertence a uma Associação denominada ASCALENE mas que foi autorizado pelo falecido Amurane para que as pessoas construam suas habitações.

Estranhamente, o actual governo Autárquico, na pessoa do director das zonas verdes, está a desalojar as pessoas obrigando-as a construírem próximo do rio Namiepe, onde poderão correr o risco de serem invadidos pela fúria das águas.

“O senhor Chalaua está-nos retirar das nossas casas e diz para irmos construir perto do rio, porque o espaço tem dono.  Mas o dono que ele aponta não é a associação ASCALENE. Ele vem com pessoas no carro dele e faz negócio dos espaços” – disseram furiosos alguns populares.

Esta segunda feira, mais de duzentas pessoas juntaram-se na área em disputa a espera do Director das zonas verdes, para algum esclarecimento sobre o problema.

Chegado no local, Arnaldo Chalaua sem descer do carro, foi obrigado a abandonar pela população furiosa, usando caminhos alternativos.

Essa atitude enfureceu mais a população que perseguindo a viatura que transportava Arnaldo Chalaua, gritava chamando-o de ladrão e laçando pedras.

Contactado o Director das Zonas Verdes, disse apenas tratarem-se de invasores de um espaço reservado para fins agrícolas pela Associação ASCALENE, e outro lado para infra-estruturas Sociais.

Sem gravar a entrevista, por alegadamente não ser a pessoa indicada para falar do assunto, Arnaldo Chalaua disse que a área, de mais de 600 hectares está a ser parcelada para construção da sede do Posto Administrativo de Namicopo e outro lado para construção de uma esquadra Policial.

“Segundo o alinhamento urbanístico feito naquele espaço, algumas pessoas estão a construir habitações na estrada, e estão a perturbar a área agrícola e

Disputa de Talhão em Namiepe
         Foto: João Baptista

de urbanização. Eu entro nesse barulho porque, estou a defender a área agrícola, por ser director das zonas verdes. Acho que o Presidente do Conselho Autárquico de Nampula poderá ir para la falar com as pessoas” referiu Arnaldo Chalaua, falando ao telefone com a nossa equipa de reportagem, que no entanto assistiu o momento da sua fuga da fúria da população.

Ele prometeu enviar-nos o número de telefone do Presidente da Associação ASCALENE, o qual poderíamos entrevistar, mas até

ao fecho desta nota de reportagem isso não aconteceu.

One Reply to “DISPUTA DE TALHÕES EM NAMIEPE”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *