Distrito de Rapale não vai enfrentar problemas de fome até a próxima colheita

Por Elísio João

Apesar da queda irregular da chuva na campanha agrícola passada, o distrito de Rapale não vai enfrentar o problema de fome até a próxima colheita.

A garantia é do Director do Serviço distrital de Actividades Económicas de Rapale, Adelino Afonso Manuel, o qual disse que pode haver alguns casos isolados de bolsas de fome mas que no geral a situação está controlada.

“Devido a estiagem, algumas culturas não se deram bem no distrito de Rapale” – disse Adelino Manuel que apontou as culturas de amendoim, gergelim e feijões, consideradas da segunda época, como as que não tiveram o seu normal desenvolvimento vegetativo.

A nossa fonte está expectante numa próxima campanha promissora, numa altura em que os camponeses estão a preparar os seus campos de cultivo com muito entusiasmo.

O aumento do número de extencionistas poderá contribuir para o sucesso da próxima campanha agrícola.

“Na campanha anterior, o distrito de Rapale contou com 15 extencionistas tendo sido contratados para esta campanha mais 13, através do programa sustenta” – referiu, sustentando que são no tal 28 extencionistas que poderão assistir os camponeses daquele distrito, nos 93 mil hectares planificados.

Adelino Afonso Manuel falou igualmente da dinâmica da mecanização agrícola no distrito de Rapale, explicando que existem naquele distrito 11 tractores, e que foi lançado um concurso para financiamento de novos beneficiários no âmbito do programa Sustenta.

“Tudo indica que o número de tractores poderá aumentar em Rapale, o que poderá dinamizar a mecanização agrícola no distrito e consequente aumento da produção e produtividade” – garantiu o Director do serviço Distrital das Actividades Económicas de Rapale, Adelino Afonso Manuel, quando falava do nível de preparação da próxima campanha agrícola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *