DOENÇAS CRÓNICAS TÊM SINTOMAS DE CORONAVIRUS

DOENÇAS CRÓNICAS TÊM SINTOMAS DE CORONAVÍRUS

Por Olga Félix

As pessoas com doenças crónicas têm os mesmos sintomas e devem-se prevenir do Coronavírus, da mesma forma que pessoas normais.

As pessoas que vivem com o HIV e Sida por exemplo, devem ter os mesmos cuidados que uma pessoa normal em relação aos cuidados a ter com o coronavírus.

Lavar as mãos com água e sabão ou cinza, usar desinfectantes, usar as máscaras em locais de aglomeração populacional, consumir frutas com vitamina C, são cuidados que devem ser tomados por todos para a prevenção desta epidemia.

O Conselheiro do Centro de Saúde Muhala-Expansão, Faizal Abudo , que falava no último sábado no programa a nossa saúde, transmitido pela Rádio Encontro, disse que apesar da doença ter uma prevenção comum em todas as pessoas, as que têm doenças crónicas devem redobrar esforços porque segundo suas palavras, elas já têm mioglobinas muito baixas, por isso não parem de fazer a medicação recomendada. E quando tiverem sintomas do coronavírus liguem de imediato para os números fornecidos pelo sector de saúde.

De lembrar que a província de Nampula até então, não tem o registo de casos de coronavírus, mas as autoridades de saúde apelam a todos a redobrar esforços para que continuem nesta situação.

A vizinha província de Cabo Delgado é neste momento o lugar, com mais casos de Coronavírus o que coloca Nampula numa situação vulnerável, e daí o apelo de acatar as medidas de prevenção e não se fazerem a rua os que estejam de quarentena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *