Dom Inácio Lucas espera o cuidado do povo de Deus na Diocese de Gurue

Por Elísio João

O novo Bispo da Diocese de Gurué, Inácio Lucas, considera ser incontornável o chamamento de Deus para uma determinada tarefa missionária.

Dom Inácio Lucas, da congregação dos Padres diocesanos, foi nomeado a 02 de Fevereiro passado, Bispo de Gurué pelo Papa Francisco, depois de ter ocupado vários cargos no exercício do sacerdócio ministerial.

Disse nunca ter sonhado que um dia seria nomeado Bispo, por isso ter sido uma grande surpresa, porque o seu sonho era sempre de servir o povo de Nacala, onde trabalhou por algum tempo.

“Essa nomeação não estava nas minhas contas e fazia meu trabalho de Padre normalmente, mas de repente apareceu essa nomeação do Santo Padre para ser Bispo de Gurué. Devo dizer que foi surpresa muito grande” – Clarificou Dom Inácio Lucas que acredita ter sido uma confiança no meio de muitos Padres mas que também significa muito trabalho para dar resposta aquilo que é responsabilidade de um Bispo numa diocese.

O prelado está ciente que não vai trabalhar sozinho, numa clara alusão de que trabalho desta natureza é feito em conjunto, desde os Padres, Anciãos, animadores, catequistas e todo o povo de Deus na diocese, “porque sem esses não seria Bispo”.

“O povo de Gurue está a espera de um Pastor que os anime e que saiba fazer a leitura dos momentos, que esteja a frente para o guiar, no meio para amparar os fracos e atrás para ter uma visão do seu rebanho. Um pastor que não traz soluções matemáticas ou imediatas mas que participa na dor do seu povo. Essa é a expectativa do povo de Gurue” – Sublinhou Dom Inácio Lucas, acrescentando que o importante neste momento é serviço e espera que o povo de Gurué não O vai deixar de cuidar como cuidou outros Bispos que por ali passaram.

Para o novo Bispo de Gurué, o importante é estar próximo do povo, independentemente do lugar.

Disse ser desafiante ir dirigir uma diocese numa altura em que as comunidades não podem se reunir por força da Covid-19.

“A nossa fé é comunitária, mas os irmãos devem saber que um dia esta pandemia vai passar e voltaremos a rezar juntos. É importante que continuem a acompanhar as celebrações que estão a ser transmitidas através das diferentes plataformas, como está a acontecer desde o inicio da Quaresma” referiu.

Dom Inácio Lucas poderá ser ordenado e empossado Bispo da Diocese de Gurué no dia 21 deste mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *