DOM MANUEL VIEIRA PINTO É CHORADO EM NAMPULA

DOM MANUEL VIEIRA PINTO É CHORADO EM NAMPULA

Por Elisio Joao

Munícipes em Nampula reagem co profundo sentimento a morte de Manuel Vieira Pinto.

São várias as recordações guardadas nos corações dos moçambicanos, sobre a vida e obra de Manuel Vieira Pinto, antigo Arcebispo de Nampula.

Pessoas entrevistadas esta manha recordaram que Dom Manuel Vieira Pinto nunca se fazia calar pelo grito do povo sofredor de moçambique desde o tempo colonial, que ate ficou expulso do pais em 1974 pelo imperativo de consciência.

Gil do Rosário, Jornalista que fez cobertura da chegada de Manuel Vieira Pinto, no Aeroporto Internacional de Nampula disse ter ficado com muitas lembras.

Recordo-me da sua dedicação na luta a favor dos africanos e do povo macua principalmente. Ele identificava-se como amigo dos macuas. – Referiu Gil do Rosário.

Quem também se recorda de Manuel Vieira Pinto é a Jornalista Rosa Inguane, que diz ter recebido a primeira comunhão a partir dele, quando na altura ela era adolescente.

Eu na altura era pequena mas me recordo ter recebido a primeira Comunhão com Dom Manuel Vieira Pinto, o que constituiu um grande orgulho para todo meu grupo, porque na altura eu vivia no bairro do Benfica, actual Muahivire. – Disse Rosa Inguane que defende ser necessário que os lideres religiosos sigam o seu exemplo.

Em reconhecimento dessa figura, Nampula baptizou uma rua com seu nome. Ou seja Rua Dom Manuel Vieira Pinto, que passa defronte da residência episcopal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *