EFECTIVAÇÃO DO ESTADO DE EMERGÊNCIA É RESPONSABILIDADE DE TODOS MOÇAMBICANOS

EFECTIVAÇÃO DO ESTADO DE EMERGÊNCIA É RESPONSABILIDADE DE TODOS

Por Elísio João

As autoridades de saúde do nosso pais renovam os apelos no sentido de todos os cidadãos nacionais e estrangeiros residentes observarem estritamente e com rigor, todas as medidas de prevenção estabelecidas pelo decreto Presidencial 11 /2020 de 30 de Março, no qual se declara o estado de emergência por razões de calamidade pública.

Segundo a directora Nacional de Saúde Publica Rosa Marlene, a efectivação desse decreto é da responsabilidade de todos os Moçambicanos.

Falando ontem à Jornalistas no habitual encontro de actualização dos dados da Covid-19, Rosa Marlene recordou que todos devemos ser activistas activos no cumprimento das medidas individuais e colectivas que concorrem para evitar a propagação da doença.

Até ontem, domingo, o nosso país contava com 39 casos positivos registados, sendo 31 de contaminação local e 8 importados, ainda sem nenhum óbito.

Dos 39 casos positivos que o país registou, 4 já estão recuperados.

A Organização Mundial de Saúde refere que ainda há muita dúvida se o nosso país vai continuar ou não,a viver na sua normalidade depois do dia 30 de Abril, data limite do estado de emergência decretado pelo presidente da Republica, mas para que não aconteça o pior, todos temos que fazer algo mais na prevenção.

É necessário que todos cidadãos observem com responsabilidade todas as medidas de prevenção, com o risco de a situação vir a piorar durante o mês de Maio.

O Uso da máscara em locais de maior concentração populacional e nos transportes semi- colectivos, a lavagem constante das mãos com água e sabão ou cinza, continua a ser obrigatório, na prevenção contra a Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *