EMPODERAMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

EMPODERAMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Por: Júlio Assane

Associações de Deficientes em Nampula *batem palmas* para o governo, pelo seu envolvimento no processo de empoderamento da pessoa com deficiência.

O Fórum das Associações Moçambicanas de Deficientes-FAMODE- em Nampula, mostra-se satisfeito com o envolvimento do governo de Moçambique no processo de empoderamento da pessoa com deficiência.

O Delegado provincial do FAMODE, Afonso Amade, apontou como exemplo, o respeito pelos direitos da pessoa com deficiência por parte da sociedade, como um dos grandes ganhos nos últimos dias.

O delegado provincial do FAMODE, Fez saber que o trabalho de advocacia que o Fórum tem vindo a realizar, ajudou para a mudança de comportamento das pessoas na comunidade.

Numa mensagem, as pessoas vivendo com a deficiência referem que é necessário envolver todos os cidadãos nos processos de desenvolvimento sem descriminação.

“Todas as acções em prol do desenvolvimento da Provincia e do nosso distrito requer o envolvimento de todos nos, para responder os objectivos da agenda 2030”.

Lê-se na mensagem, onde se acrescenta que – “A falta de uma planificação de acções inclusivas, incapacita as pessoas com deficiência fazendo com que a sociedade as coloca num contexto de inválidas”.

Existência de maior número de pessoas com deficiência sem acesso ao  emprego caracterizada por descriminação, é outra dor de cabeça para o FAMODE em Nampula.

O Director dos serviços distritais de Saúde, Mulher e Acção Social, Nildo Napoleão, falando em representação do Administrador do distrito de Nampula, fez saber que o governo de Nampula, tem vindo a criar várias estratégias de empoderamento das pessoas com deficiência nos serviços sociais, de modo que essa camada não se sinta descriminada ou mesmo abandonada.

O dia internacional dos deficientes foi caracterizado por deposição de flores na praça dos heróis Moçambicanos.

Segundo narra a História, o 3 de Dezembro foi proclamado como dia internacional da pessoa portadora de deficiência, pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992.

Este ano, o dia mundial da deficiência comemorou-se sob olema “Por uma participação das pessoas com deficiência rumo aos objectivos de desenvolvimento sustentável”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *