EMPOSSAMENTO DOS REPRESENTANTES DO POVO EM NAMPULA

EMPOSSAMENTO DOS REPRESENTANTES DO POVO EM NAMPULA

Por Santos Conta

92 dos 94 Membros da Assembleia provincial tomaram posse esta sexta-feira na cidade de Nampula.

Os Membros da Assembleia Provincial de Nampula são desafiados a imprimir uma dinâmica que garanta um desenvolvimento rápido e sustentável nos próximos 5 anos.

O desafio foi lançado pelo representante do Ministério da Administração Estatal, Alfredo Nampepe, no acto da investidura dos 94 Membros daquele órgão, que teve lugar esta sexta-feira (17/1).

Alfredo Nampepe recordou que os Membros das Assembleias Provinciais têm a missão de entrar em contacto com os círculos eleitorais para fazerem acompanhamento do nível de realização dos programas do Governo Provincial.

Aprovar os documentos programáticos de trabalho e fiscalizar a sua implementação constitui outra tarefa dos representantes do Povo ao nível da Província.

A investidura da terceira Assembleia Provincial, no dizer de Alfredo Nampepe, enquadra-se num novo figurino da descentralização e da revisão pontual, decorrente da Constituição da República de Moçambique.

“Os Membros da Assembleia Provincial devem  trabalhar com os cidadãos como forma de atender as suas preocupações e contribuições no processo de governação e desenvolvimento da província de Nampula” apontou Alfredo Nampepe.

Aquele dirigente exortou aos representantes do povo de Nampula a fazerem leitura da legislação recentemente aprovada.

“Esta é a lei que criou a Assembleia Provincial, Governador eleito, conselho executivo provincial e Secretário do Estado” – explicou, para depois recordar que se exige desta feita, ponderação, tolerância e coordenação permanente, para prestação de serviços de qualidade aos cidadãos.

Os Membros da Assembleia Provincial de Nampula, foram investidos pelo Juiz Presidente, Alberto José Assane através de uma declaração de empossamento.

Alguns Membros do Órgão Legislativo Provincial, prometem fazer o que a lei lhes confere que se resume na fiscalização das actividades do governo na perspectiva deste fazer o melhor para o povo.

Dos 94 Membros desse órgão, 2 estiveram ausentes no acto de investidura por razões justificadas.

Entretanto, Cidadãos em Nampula esperam que os novos membros da Assembleia Provincial empossados na manhã desta sexta-feira, estejam comprometidos com a paz e os novos desafios, no sentido de alavancar o desenvolvimento desta província.

O melhoramento das vias de acesso, saneamento do meio, abastecimento de água, expansão da corrente eléctrica, eliminação do desemprego, são os grandes problemas que os nampulenses esperam ver resolvidos nas comunidades.

Alguns cidadãos entrevistados pela nossa reportagem esperam que o novo governo se alinhe com as ideias do Governo Central para a melhoria das condições de vida de cada cidadão.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *