ESTRADA NAMETIL-LARDE, MOMA E ANGOCHE DANIFICADA
Por Florêncio Alfredo
Os transportadores Semi-colectivos interdistritais que fazem rotas Nampula a Larde, Moma e Angoche, estão agastados com a degradação das vias de acesso a partir de Nametil, sede do distrito de Mogovolas para aqueles pontos da província de Nampula.
Alguns dos automobilistas que falaram à nossa reportagem, lamentam o fenómeno que se agrava em cada época chuvosa.
“Viajar a Moma é uma lástima, um autêntico bicho-de-sete-cabeças, uma vez que caminhamos entre 4 a 5 horas de tempo para chegar àquelas terras”, avançou o motorista Paulo Abdul para acrescentar que “o cenário tem sido repetitivo em todos os anos sob um olhar impávido das autoridades governamentais que sempre prometem e nada fazem para reverter o problema”.
Aqueles automobilistas disseram que devido a este fenómeno, em todas as viagens são obrigados a colocar os seus automóveis nas oficinas para a devida manutenção.
“A nossa viagem foi longa, perigosa e cansativa por terem caído para o chão dois passageiros que neste momento estão a receber tratamentos no hospital central de Nampula”, Estávamos a citar depoimentos de Amade Issufo Sualehe, automobilista que esta quarta-feira, acabava de chegar na cidade de Nampula vindo do Distrito de Larde.
Por outro lado, os automobilistas apontaram dedo acusador à polícia de trânsito afecta naquela via, como estando a perpetrar actos de corrupção, mesmo que os motoristas estejam munidos de documentos exigidos para a actividade de transportador de pessoas e bens.