FALTA DE PONTE NO RIO NICUTHA PREOCUPA MORADORES DE VIEIRA

FALTA DE PONTE NO RIO NICUTHA PREOCUPA MORADORES DE VIEIRA

Por Serafim João

A movimentação de pessoas e bens no troço entre Waresta e o bairro do Vieira está a tornar-se cada vez mais complicada para a população local.

A falta de uma ponte sobre o rio Nicutha, para fazer ligação entre Waresta e aquela zona residencial está a ser sentida na carne e na pele por milhares de munícipes que vivendo de um ou do outro lado do rio, enfrentam dificuldades para atravessar, principalmente na época chuvosa.

A Chuva que caiu na tarde de ontem (15/1) sobre a cidade de Nampula, deixou evidente que enquanto a situação continuar assim, poderão registar-se perdas de vidas humanas.

A Rádio Encontro viveu in loco momentos tristes em que as pessoas arriscavam suas vidas para atravessar o rio Nicutha, que depois da chuva, o seu leito aumentava.

São pessoas que pretendiam atravessar do lado do Waresta para Vieira, e eram obrigadas a pagarem 20 meticais à jovens, para, de costas, concretizarem a sua intenção.

A falta da ponte para ligar Waresta e Vieira, associa-se com o estado deplorável da respectiva rua, que de Waresta até ao rio, para além de ser lamacenta, estão a se formar grandes crateras que dificultam a circulação de viaturas e até de peões.

Para aquela população, a construção de uma ponte no local, seria a única salvação.

“Durante a campanha eleitoral, prometeram construir uma ponte aqui, mas ate agora, não estamos a ver nada. Nos queremos ponte só.Pediram-nos para votarmos. Nos já votamos mas continuamos a sofrer. Este Rio e grande, e quando chove, nem carro pode passar” – disseram desesperados moradores da Comunidade do Vieira.

O Secretário daquele Quarteirão, Jeremias João Napweto, considera legítimas as reclamações da população e disse que o assunto é do conhecimento das autoridades municipais.

“Na verdade esta população está sofrer na época chuvosa porque a comunicação entre os dois lados fica complicada para peões e até de viatura. Esta situação é do conhecimento do Conselho Autárquico da Cidade de Nampula e estamos a espera que faça alguma coisa para resolver o problema, que não é novo” – disse Jeremias Napueto.

Recorde-se que durante a campanha eleitoral, vários concorrentes a presidência do Conselho Autárquico da Cidade de Nampula, incluindo Paulo Vahanle, prometeram construir uma ponte naquele local.

Aliás, em todos os contactos com o eleitorado da comunidade do Vieira, os candidatos recebiam como recomendação a construção de uma ponte.

Já lá vão mais dois anos desde que as autoridades municipais tomaram posse mas nem uma palha se mexe em resposta do pedido da Comunidade do vieira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *