FORMAÇÃO DE LÍDERES E ACTIVISTAS COMUNITÁRIOS SOBRE SAÚDE
Por Júlio Assane
Mais de trezentos Líderes e activistas comunitários provenientes dos dezoito bairros desta Cidade estão a ser capacitados em matérias de saúde na comunidade com destaque para doenças de origem hídrica.
A capacitação dos líderes e activistas Comunitários, tem por objectivo muni-los de ferramentas necessárias de como se prevenir de diarreias e outras doenças que são frequentes na época chuvosa.
Para além da prevenção das doenças de origem hídrica, serão debatidos temas relacionados com a juventude com as atenções viradas para os casamentos prematuros, como o jovem deve conseguir algo para a sua sobrevivência e dos perigos dos munícipes venderem na via pública.
O Director de Imagem do Conselho Autárquico da Cidade de Nampula, Nelson Carvalho disse que o envolvimento dos líderes comunitários e mulheres, deve-se a sua ligação directa com a higiene e a saúde nas Comunidades.
Por outro lado Rafael Manuel de Oliveira, presidente da AWOLCINA- Associação Wiwanana Orera Para Cidade de Nampula, espera que a capacitação dos líderes comunitários venha reduzir mortes por diarreias agudas, assim como a cólera.
No seu entender, as comunidades serão bem formadas e informadas de modo que tenham uma higiene individual e colectiva.
De salientar que a formação dos líderes e activistas comunitários em matérias de boa saúde na comunidade, tem a duração de dois dias.