Por: Florêncio Alfredo
A insuficiência de padres diocesanos para trabalharem no Seminário Propedêutico Mater Apostolorum de Nampula é um calcanhar de Aquiles para a reitoria daquele estabelecimento de ensino vocacional.
Padre Simone Adriano, falava nestes termos numa entrevista em exclusivo a Rádio Encontro, onde disse que o ano formativo ora a terminar (31/10), “foi de muitos desafios olhando para a dinâmica da Igreja Católica no mundo”. Acrescentou dizendo que “a formação dada naquele Seminário é de discipulado, onde o seminarista é configurado para o dom da vocação ao sacerdócio”.
A outra dificuldade mencionada é a questão de má formação académica de alguns seminaristas como por exemplo dificuldades de leitura e escrita que no entender do padre Simone é fruto da formação tida anteriormente nas escolas do ensino geral. Aquele Reitor falou igualmente de que os seminaristas são munidos de ferramentas e o devido acompanhamento personificado para que eles, estejam a altura de servir os fiéis seguindo as directrizes de Jesus cristo.
Padre Simone aproveitou a ocasião para agradecer todas as forças vivas que colaboram desmedidamente para o bom funcionamento do Seminário Médio de Nampula.
De referir que o Seminário Propedêutico de Nampula encerra o ano lectivo e formativo amanhã, quinta-feira cujo epicentro será a Missa na capela daquele Seminário. Dos 52 seminaristas inscritos no presente ano formativo, 40 são da Diocese de Nampula e os restantes da Diocese de Lichinga.