FRELIMO E NYUSI VENCEM ELEIÇÕES GERAIS DE 2019

Por: Júlio Assane

A Comissão Nacional de Eleições divulgou ontem (27/10) os resultados do apuramento definitivo das eleições gerais de 15 de Outubro corrente.

O partido FRELIMO e o seu candidato a presidência da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi lideram os resultados com 73 porcento dos votos. O seu opositor directo Ossufo Momade e seu Partido Renamo, obteve 21 porcento.

A terceira força da Oposição em Moçambique, o MDM de Daviz Simango, obteve 4 porcento dos votos enquanto que o AMUSI conseguiu 0,70 porcento. Feita a distribuição, a Frelimo conseguiu 184 Assentos na Assembleia da República, enquanto que a Renamo terá 60 mandatos e o MDM apenas 6 deputados.

AR em Nampula

Na Província de Nampula, a Frelimo conseguiu eleger 28 deputados para a Assembleia da República contra 16 da Renamo e 1 do MDM.

Os resultados divulgados pela CNE, não fazem nenhuma referência sobre o AMUSI, que nas divulgações preliminares ostentava 1 Assento pelo circulo eleitoral de Nampula.

Para a Assembleia Provincial, os resultados tornados públicos referem que a FRELIMO vai ser representada por 63 Membros, a Renamo 31, o MDM 3 Membros e o AMUSI por 1 Membro.

O secretário do Comité Provincial do partido FRELIMO em Nampula, Agostinho Trinta, disse que continuar a cumprir o seu manifesto para o desenvolvimento do país constitui um desafio do Partido nos próximos 5 anos.

Por outro lado, a chefe da brigada Central a assistência a Província de Nampula, Margarida Talapa, recordou que com esses resultados, a Província de Nampula conseguiu eleger 28 deputados para a Assembleia da República, dos 45 mandatos que a Província dispõe. Talapa apelou aos militantes e simpatizantes do partido FRELIMO para que pautem pela calma, e que não usem os resultados divulgados para criarem conflitos com os outros partidos políticos.

De salientar que os resultados divulgados ontem pelo Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), só terão a sua validade depois de serem considerados justos e validados pelo Conselho Constitucional.

Acompanhamento dos resultados

Para o acompanhamento da divulgação dos resultados finais das eleições do passado dia 15, os membros do Batuque e da Maçaroca, ao nível da Cidade de Nampula juntaram-se na sede do Comité Provincial do Partido Frelimo, onde um membro sénior dessa formação politica apontou dedo acusador ao repórter da Rádio Encontro como sendo jornalista espião, e que segundo suas palavras não podia fazer cobertura daquela cerimónia.

Falando perante colegas de outros órgãos de Comunicação Social, os quais depois tiveram um convite especial, aquele membro da Frelimo disse o que passo a citar – Esses jornalistas da Rádio Encontro dos Padres, estão contra a Frelimo e falam mal de nós. – fim da citação.

Porém, é missão da Rádio Encontro “promover valores evangélicos e humanos, com base na Doutrina Social da Igreja Católica”, sem nenhum vínculo com os partidos políticos neste País.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *