GESTOS DE SAUDAÇÃO VARIAM DE CULTURA PARA OUTRA

GESTOS DE SAUDAÇÃO VARIAM DE CULTURA PARA OUTRA

Por Filesmar Esssiaca

Alguns munícipes da cidade de Nampula consideram que a falta de saudação entre os colegas em diferentes instituições pode pôr em causa o funcionamento de um sector.

Outros defendem ainda que actualmente é muito difícil cumprimentar-se, porque segundo explicam o orgulho e a ignorância está a fazer esquecer os nossos valores culturais.

Os nossos interlocutores afirmaram que no mundo quem saúda mais é o pobre por causa da sua situação financeira.

Os gestos que simbolizam os cumprimentos variam de cultura para cultura. No Ocidente e na maioria do mundo, entre homens costuma-se utilizar o aperto de mão.

É comum utilizar-se um, dois ou até três beijos no rosto entre homem e mulher, mulher-mulher que já são colegas ou amigos há algum tempo.

Em alguns países da Ásia, se cumprimenta unindo as próprias mãos. No Japão as saudações se dão normalmente curvando a coluna e os apertos de mão são comumente feitos em conjunto com a forma tradicional de saudação.

Entre árabes, o cumprimento normal entre dois homens amigos é a troca de beijos nas faces. Na Itália, o beijo no rosto entre homens familiares também é comum.

O dia Mundial da Saudação celebrado anualmente a 18 de Novembro é nobre e de grande motivação. Foi celebrado pela primeira vez em 1973. Os antecedentes a este dia começaram em 1967 com a guerra dos seis dias (ocupação da Península do Sinai, da Faixa de Gaza e dos Montes Golan por parte de Israel). Em Outubro de 1973, uma coligação entre Síria e o Egipto lançou um duplo ataque às linhas israelitas, atacando no Sinai e nos Montes Golan, dando origem à Quarta Guerra Israelo-Árabe.

Foi justamente enquanto se travava esta guerra (mais uma) no Médio Oriente, que dois professores norte-americanos, Brian McCormack (Universidade do Arizona) e Michael McCormack (Universidade de Harvard), decidiram instituir o World Hello Day.

Neste dia, há o incentivo de se cumprimentar pelo menos 10 pessoas e através deste gesto, demonstrar a importância do contacto entre os seres humanos, como forma de se preservar a paz no Mundo sem o uso da força.

Este dia é celebrado em todo o Mundo, por pessoas de 180 países diferentes. É um dia essencialmente para celebrar a paz mundial.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *