Gilberto Mendes em Nampula para monitorar o desporto provincial

Por: João Baptista

O Secretário de estado de Desporto, encontra-se de visita à província de Nampula, desde esta quarta-feira, 02-12-2020, para monitorar e avaliar o desporto provincial.

Carlos Gilberto Mendes disse a jornalistas que esta visita de três dias enquadra-se no âmbito da monitoria e avaliação das actividades desportivas que vai culminar com a formação dos desportistas.

Primeiro queremos fazer a monitoria do programa da Secretaria de Estado de desporto em relação a província, trabalhar com o movimento desportivo da província, trabalhar com o movimento associativo de desporto da província, auscultar as preocupações dos desportistas de Nampula e também participar no seminário dos agentes desportivos “. disse.

Questionado sobre a data do arranque de Moçambola, Mendes disse que as instituições desportivas têm a tarefa de organizar as suas equipas para garantir um início seguro da actividade desportiva.

A data existe, e é aquela que foi anunciada pela Federação Moçambicana de Futebol, se conseguirmos fazer com que seja exequível, a Liga Moçambicana de Futebol, tem a tarefa de organizar de modo que o Moçambola esteja com a máquina pronta para o arranque” esclareceu Mendes, numa altura em o país e mundo se depara com a pandemia de Covid-19.

Aquele governante apela aos atletas a optarem nas medidas de prevenção de coronavírus para evitar contaminações entre eles atletas.

Naturalmente como tem vindo a acontecer tem-se registado casos de Covid, mas temos que saber como monitorar, temos que continuar a seguir com as medidas de prevenção e aos atletas evitarem contactos com outras pessoas

Mendes explicou ainda que vai-se deslocar ao centro de acolhimento dos deslocados do terrorismo de Cabo Delgado, em Corrane, distrito de Meconta para monitorar o terreno e o nível do desporto, para que os deslocados sejam incluídos nas actividades desportivas e recreativas.

Se formos a reparar é o sector mais vulnerável e temos que fazer a monitoria no terreno para fazermos uma intervenção para fazer a prevenção dos futuros problemas, aquelas crianças ou jovens se não tiverem algo que possa-lhes ocupar temos que levar para algumas actividades desportivas para ocupa-los para que os deslocados não se sintam abandonados” referiu falando a jornalistas no Aeroporto Internacional de Nampula, o Secretário de Estado do desporto Gilberto Mendes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *