GONDOLA ENALTECE EMPRESARIADO LOCAL

Por Elísio João

O Secretario de Estado da Província de Nampula enaltece a participação do empresariado local nas diferentes actividades de desenvolvimento desta região.

Mety Gondola que falava a margem de um encontro que manteve com alguns empresários, membros do Conselho Empresarial da província de Nampula, destacou a participação deles luta contra a covid-19 e sua contribuição para minimização do sofrimento dos deslocados de Cabo Delgado acolhidos nos diferentes distritos de Nampula.

“O nosso empresariado local muito fez para nos apoiar no melhoramento do sofrimento da população que foge os ataques de Cabo Delgado, por isso viemos manifestar o nosso agradecimento e mostrar o nosso carinho pelo sacrifício que têm feito, sobretudo por estes empresários fazerem este gesto num ano em que enfrentam dificuldades por força da Covid-19” – reconheceu Gondola que recordou – ʺque quem apoia o outro num momento difícil, esse apoio tem um significado muito diferenteʺ.

Nesse encontro, os empresários colocaram questões relacionadas com as dívidas que há bastante tempo não são pagas, originadas por prestação de alguns serviços a favor do Estado e do governo da província.

Sobre esta preocupação, Metty Gondola esclareceu que dos 205 milhões de meticais que o Estado tinha por pagar ao empresariado local, já foram pagos 150 milhões, estando neste momento em processamento 50 milhões de meticais.

“Algumas das empresas têm contas desactivadas, facto que dificulta da nossa parte o pagamento dos valores, mas pedimos ao CEP – Conselho Empresarial Provincial, para que nos ajude a ultrapassar esse problema” – disse Gondola.

Na província de Nampula, segundo o respectivo Secretário de Estado, existem 477 empresas de vários sectores, com dívidas reconhecidas.

“São vários os sectores de bens e serviços que esperam receber o que têm por direito. Estamos a fazer de tudo para que nenhuma empresa ou empresário fique prejudicado, porque eles prestaram serviços e nós como Estado temos a responsabilidade de honrar com os nossos compromissos e vamos fazer” – garantiu a jornalistas o Secretário de Estado.

Reagindo a esta informação, o Presidente do Conselho Empresarial de Nampula, Yunussu Gafar, disse ser interessante aquilo que ouviu e prometeu superar as lacunas que ensombram a liquidação de algumas dívidas.

“Estas dividas comprometeram as nossas actividades por algum tempo mas agora estamos a ver uma luz no fundo do túnel e acreditamos que o ano 2020 deixa-nos mais seguros” – afirmou Yunussu Gafar, falando em representação da classe empresarial de Nampula.

Os empresários da província de Nampula estão motivados e acham esse contacto com o Secretário de estado, uma oportunidade para que o desenvolvimento ocorra com mais segurança.

“Não há dúvidas que as duas entidades juntas, o sector público e o sector privado, fazem uma perspectiva saudável da nossa economia” – avançou o presidente do Conselho Empresarial Provincial de Nampula, Yunussu Gafar, o qual garantiu que o empresariado local vai continuar ao lado do governo, uma vez que a visita de Gondola aconteceu para fortificar a parceria publico privada.

Yunussu Gafar acredita que a continuar assim, quem sai a ganhar são as comunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *