GOVERNO DE NAMPULA PROJECTA CRIAR CENTRO PARA OS DESLOCADOS DE GUERRA

GOVERNO DE NAMPULA PROJECTA CRIAR CENTRO DEFINITIVO PARA OS DESLOCADOS DE GUERRA

Por: Santos Conta

O governo da Província de Nampula necessita de 606 mil meticais para junto de parceiros abrir um centro temporário e definitivo para os deslocados de guerra de Cabo Delgado.

O objectivo é garantir a segurança dos deslocados que nesta altura vivem dependendo de assistência a vários níveis desde habitação até alimentação.

A informação foi partilhada por Alberto Armando, delegado do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades – INGC, num encontro do Comité Operativo de Emergência – COE, o qual clarificou que deste valor, 360 mil meticais vão servir para a compra de sementes, enxadas e regadores para a presente campanha agrícola.

Na ocasião, Alberto Armando fez saber que maior parte dos deslocados manifestaram interesse de praticar a agricultura convictos de que, nem sempre vão aguardar pelo apoio do governo ou outras organizações.

Por sua vez, Mety Oreste Gondola, Secretário do Estado da Província de Nampula, garantiu que já foram identificados os locais para reassentamentos e abertura de campos de produção.

Para Gondola, com a abertura do centro definitivo dos deslocados vai ajudar a população vinda de Cabo Delgado a sair do sistema de assistência para produtivo na qual vão ganhar independência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *