IGREJA CATÓLICA CELEBRA NATAL SOLIDÁRIO NA PEINTENCIÁRIA

IGREJA CATÓLICA CELEBRA NATAL SOLIDÁRIO NA PEINTENCIÁRIA

Por Júlio Assane

A Arquidiocese de Nampula em parceria com a comunidade Sant´Egídio ofereceu ontem, 25 de Dezembro, o Natal solidário a 210 reclusos da penitenciária regional norte.

O Natal do recluso que teve como título SER BOM, foi caracterizado por: teatros, cânticos recreativos e de liturgia católica e declamação de poesia, que retractavam o arrependimento daqueles reclusos, que com olhar triste não passaram o dia da família ao lado dos seus parentes.

Na sua mensagem, os reclusos saudaram a visita do Arcebispo de Nampula e da Comunidade Sant´Egídio, por se recordarem deles e mostrar a sua solidariedade de continuarem a mostrar caminhos para uma mudança de comportamento para melhor reinserção na sociedade.

O Director provincial da penitenciária regional norte, Luís Sabão Almolete, agradeceu o gesto da Igreja, e disse que com este afecto mostrado, os reclusos aprendem a ser novas pessoas e a terem um melhor comportamento na sociedade.

Ele, acrescentou que para melhor confortar a dor dos reclusos, tem vindo a realizar várias actividades com destaque para a cultura, liturgia, corte e costura, informática e agro-pecuária para além de outras actividades.

O Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saúre, dirigindo-se aos diversos jovens daquele estabelecimento penitenciário, disse que ʺtodo o ser vivo merece nascer de novo, através de uma mudança de comportamento, da conversão e da Ressureição, saindo de uma vida sem esperança a uma vida completamente nova e cheia de esperançaʺ.

Dom Inácio Saure mostrou-se preocupado pelo facto de muitos reclusos serem jovens e recordou a importância da sua liberdade através da Jornada Nacional da Juventude que terá lugar na Arquidiocese de Nampula de 12 a 16 de Agosto de 2020.

De salientar que a penitenciária regional de Nampula, alberga mais de 1800 reclusos de ambos sexos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *