INGC PREPARADO PARA ÉPOCA CHUVOSA

INGC PREPARADO PARA ÉPOCA CHUVOSA

Por Júlio Assane

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades Delegação de Nampula está preparado em meios humanos e materiais para eventuais casos durante a época chuvosa que se avizinha.

Para o controlo de ocorrências, o INGC delegação de Nampula, está a promover acções de capacitação e revitalização dos comités de gestão de riscos das zonas consideradas propensas a ocorrência de calamidades naturais.

O Oficial de Informação do Centro Operativo de Emergências, Brazão Mendes, disse que foram já criados 17 novos comités de zonas de riscos de calamidades, na sua maioria constituídos por alunos do ensino secundário e primário.

A nossa fonte recordou que as previsões indicam que nos próximos tempos a província de Nampula vai registar chuvas normais com tendências abaixo do normal.

Face a esse cenário, Brazão Mendes afirmou que “o Instituto já dispõe de bens alimentares e não alimentares, com destaque para quites familiares e de primeiros socorros, cereais, tendas, quites de construção e uma embarcação em cada distrito considerado vulnerável”.

O INGC está a trabalhar em estreita colaboração com a Cruz Vermelha de Moçambique, na divulgação da informação para as comunidades, no sentido de se retirarem dos locais de risco.

A nossa fonte apelou aos moradores dos distritos de Memba e Eráti, que sofreram directamente os efeitos do Kenneth, para que possam se retirar para zonas seguras.

De salientar que o Instituto de Gestão de Calamidades conta com 156 comités locais de riscos de calamidades, constituídos por 17 membros voluntários cada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *