INSS SOMOU VANTAGENS ACRESCIDAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020

Por César Rafael

O Instituto Nacional de Segurança Social em Nampula, arrecadou no primeiro semestre do corrente ano mais de 400 milhões de meticais, o correspondente a 99,12% do planificado.

O valor é proveniente das contribuições de empresas, pese embora as dificuldades enfrentadas por estas por conta da pandemia da covid19.

A informação foi avançada pelo Delegado provincial do INSS, Arone Wamba a margem de um encontro realizado na última terça-feira por ocasião da passagem de mais um aniversário daquela instituição que se assinala na próxima sexta-feira.

O encontro juntou contribuintes, beneficiários, representante dos trabalhadores (OTM) e, entidades empregadoras, onde maior parte deles são responsáveis dos recursos humanos.

Era intenção do encontro reflectir-se até que ponto o INSS está a servir os seus utentes segundo as suas directrizes.

A fonte, sublinhou haver reformas no sector, o que melhorou e permitiu a integração de novos subsídios, para além da redução do tempo do estudo da razão ʺatuarcalʺ de 5 para 3 anos de forma a avaliar a sustentabilidade do sistema de forma a evitar situações de colapso.

No âmbito da covid-19, Wamba, disse que a instituição que dirige doou diverso equipamento médico de prevenção da doença avaliado em 4 milhões de meticais e que foi canalizado ao sector de saúde, para além da distribuição de mais de 300 mil máscaras de protecção facial.

O Delegado do INSS, aproveitou a ocasião para apelar as empresas de forma a continuarem a canalizar as suas contribuições.

“Estamos em tempo da Pandemia mas pedimos para que as empresas continuem a canalizar  as contribuições dos seus trabalhadores como forma de garantirem o futuro deles” disse Arone Wamba, falando a margem de um encontro realizado ontem, terça-feira, por ocasião da semana comemorativa do INSS, cujo aniversário se assinala no próximo dia 18 de Setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *