INSTITUTO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE NAMPULA EMPENHADO PARA REINICIO DAS AULAS

INSTITUTO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE NAMPULA EMPENHADO PARA REINICIO DAS AULAS

Por César Rafael

Várias actividades estão em curso no instituto comercial de Nampula como forma de se preparar para o reinício das aulas, interrompidas a sensivelmente três meses para evitar a propagação da covid 19 que, já fez muitas vítimas ao nível global.

A garantia foi tornada pública na manha desta terça-feira por Manuel Naife, director daquele estabelecimento de ensino técnico profissional.

Naife, sublinhou que, todas as medidas de higiene estão a ser observadas para acolher os formandos e pessoal técnico de forma a evitar a contaminação pelo vírus.

A Fonte fez saber que antes do acesso às salas de aulas, todos intervenientes do processo de ensino e aprendizagem, serão submetidos ao controlo de temperatura, desinfecção dos pés para além da lavagem das mãos.

Aquele dirigente, disse estarem em funcionamento 21 casas de banho com água corrente, com 61 pontos de acesso de torneiras, oque significa que pode se fazer a limpeza individual.

&Temos disponíveis cerca de 31 salas, 10 oficinas e 10 laboratórios. Reactivamos também 5 bebedouros e recolocamos lavatórios nas oficinas, oque significa que cada oficina tem 2 pontos de acesso para a limpeza individual. “Avançou Naife.

Para além disso, está em fase conclusiva a construção do alpendre de controlo de higiene e segurança no trabalho, onde vão decorrer as actividades de rastreio.

A nossa fonte destacou também a construção de dois tuneis que, serão readaptados para outras funções.

Quanto a situação pedagógica, Naife garantiu estar elaborado um plano de recuperação de aulas, e que as turmas serão compostas por 16 formandos, o correspondente a 50 porcento do total de uma turma.

O desafio daquele dirigente, é recuperar as aulas perdidas durante o primeiro semestre em quinze semanas lectivas.

A fonte garantiu estar em paralelo, a produção de viseiras, tendo até então produzido cerca de 50, com um investimento na ordem de seis mil e quinhentos meticais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *